sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

E agora, reboco ou gesso???

Olá Meninas (os)

A obra vai à todo vapor, mais rápido do que eu esperava.

Por isso, precisamos decidir logo o que fazer com o reboco interno dos cômodos secos.

Como comentei em post anterior, o reboco de sala e quartos (parte interna) não está incluso no valor global da mão de obra, tendo que ser pago à parte.

Porém, na maioria das casas que meus arquitetos vêm construindo, esse serviço é feito com gesso, pois dizem ser mais barato, mais rápido e tem um melhor acabamento.

Não sei se é ignorância da minha parte, mas eu desconfio de tudo que é novo e tenho medo de arriscar e ter problemas, em especial com infiltrações.

É evidente que se houver um problema grave de infiltração, seja no gesso ou no reboco com massa normal, vai passar... mas fico com a pulga atrás da orelha.

O que vocês usaram e o que pensam sobre o assunto?????

Beijos


37 comentários:

  1. Oi Ana, na minha casa vou rebocar normal nas paredes. O que eu tenho medo é quanto a resistência, não sei se da pra pendurar coisas pesadas nas paredes de gesso, e também tem a parte da infiltração. Também tive medo de ariscar mas não tenho conhecimento pra te dar uma opinião.
    Quanto a obra andar rápido, a minha agora parece que está voando, muitas coisas pra decidir (e o namorado só diz "você que sabe"....heehehhe, ai tenho que decidir tudo sozinha).
    Abração

    http://acasadaclaudia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia

      Ai que está, as paredes não são de gesso, continuam sendo de alvenaria, somente o acabamento é com massa de gesso ao invés de massa com areia, cimento, cal etc, mistura do reboco convencional.
      Obrigada por opinar! beijos

      Excluir
  2. Oi Ana Júlia, por aqui resolvemos que gesso somente nos tetos (cozinha e banheiros não).O meu apto é todo em gesso, nunca tive maiores problemas, mas a fragilidade dele é menor sem dúvida. Qualquer batida mais brusca, fica lá a marca.O gesso é bem tentador, por ser mais rápido e mais barato,mas para a casa nova nós decidimos que será de reboco mesmo, é mais resistente, e como é uma casa que pretendemos ficar por muitos anos, melhor investir. Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia
      A nossa tendência é partir pro convencional mesmo, porém os pontos positivos do gesso me chamam à atenção, lembrando sempre que não é drywall, somente reboco com massa de gesso.

      Excluir
  3. Bom dia Ana Júlia,sou Adriana aqui da Bahia leio diariamente seus posts, sua dúvida foi a mesma da minha tem uma semana que terminou o serviço de gesso lá em casa muitas opiniões e enfim optei pelo gesso nas paredes internas das salas e quartos o resultado é bom parede com aspecto de acabamento mas eu tomei o cuidado de impermeabilizar a casa por fora saiu para mim muito mais econômico pois minha casa tem cerca de 400m² ,mas se sua casa não é tão grande vc pode rebocar mas conversei com diversas pessoas da área e tem gente que tem 20 anos com parede de gesso e não teve problemas .abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Muito obrigada por enviar sua opinião, é sempre bom ouvir de quem já passou por isso!
      A minha casa tb tem um pouco mais de 400m2, por isso penso que a diferença será grande!

      Excluir
  4. Oie Ana!
    Aqui será reboco nas paredes e gesso no teto!
    É tanta coisa pra deixar a gente em dúvida né!
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, Em casa fiz todinha de gesso, tanto teto como paredes, é mesmo um serviço rápido, as paredes jah ficam praticamente acabadas. Se for areas secas, pode fazer sem medo de ser feliz...rsrs Eu amei o resultado, e não tive problema ainda... Bjus

    oqueacontecenacasinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaisa, tem ideia de qto mais barato é o gesso em termos percentuais em relação ao reboco?? O meu receio é mais q qualquer batida ( com deslocamento de um móvel, por exemplo) deixe marcado na parede...... Obrigada, Maria Fernanda.

      Excluir
    2. Oi Thaisa
      Muito obrigada por enviar seu testemunho, é mto importante saber que vc usou e que gostou!

      @@Maria Fernanda

      Eu tenho drywall no apto onde moro hj e não indico nem pro meu pior inimigo.
      O gesso a que me refiro no post é a massa de gesso pra dar acabamento na alvenaria, é bem diferente de paredes de gesso.

      Excluir
  6. Oie Ana!
    Não chegamos nesta parte ainda, mas já pesquisamos, fomos em casas ver o resultado na real, conversamos com proprietários, com meu engenheiro e decidimos, reboco nas áreas molhadas (cozinha, banheiro, area de serviço e nas area externas é claro, nesta nem sonhar gesso) e gesso nos demais cômodos. o acabamento é perfeito, a parede fica super lisa e economiza até na hora de pintar, passando massa corrida somente em algumas fissuras. tb estávamos em duvida, mas depois de tudo isto, to bem mais tranquila. vá ver casas com gesso e pergunte aos proprietários, assim vc terá mais certeza se prefere ou não.
    Beijos,
    Grazi
    www.decorsalteado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi
      Eu conheci algumas casas, inclusive o escritório dos meus arquitetos foi feito com gesso, o resultado é lindo, a dúvida era apenas no longo prazo mesmo.. obrigada por opinar!!!

      Excluir
  7. Oi Ana Júlia!
    Estava com a mesma dúvida, só que não havia pensado em colocar gesso tb nas paredes, mas apenas no teto. Conversei com a minha arquiteta ( sobre o teto) e ela me disse q naõ haveria problema nenhum e que realmente em termos financeiros é mais vantajoso. Contudo, também fico com o pé meio atrás com essas novidades... Medo de dar problema logo adiante. Decidi pôr gesso no teto em toda a casa, com exceção da garagem que será aberta. Nas paredes, como disse, não tinha pensado, mas até é um caso a se pensar. Só fico com medo de a parede marcar com qualquer batidinha e não conheço ninguém que tenha colocado gesso em toda a casa.... Abraço, Maria Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda

      Como escrevi acima, pra gente é novidade, principalmente pq enqto morando com os pais, na maioria das vezes as casas são mais antigas e usavam reboco convencional mesmo, mas há bastante tempo o pessoal tem usado gesso, e como disse acima, a parede não é de gesso, continua sendo de alvenaria, apenas acabada com massa de gesso.
      Parede inteira de gesso, ou drywall, eu não recomendaria nem pro meu pior inimigo!
      Eu visitei várias casas feitas pelos meus arquitetos, todas de alto padrão e todas acabadas com gesso!

      Excluir
  8. Oi Ana,eu nem sabia que tinha reboco em gesso,quando no poster da construção da sua casa vc comentou que tinha fechado o reboco apenas na área externa e que no interior ele disse que se usa agora gesso.
    Aí fui a caça na internet e conversei com meu cunhado que presta serviço pra construtora e ele confirmou,que o gesso é muito bom e realmente mais barato e que fica 90% pronto pra pintura,que tem muita construtora entregando apt assim.
    Aninha ,eu já me decidi,na área seca reboco com gesso,eu tbm resolvi na parte de cima fazer algumas paredes com drawy,vc conhece?depois do projeto pronto eu monstro pra vcs
    Coloquei as fotos da casinha lá no blog ,vai lá conhecer.
    Lardodanilo.blogspot.com



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia
      Que bacana que serviu de inspiração pra vc!
      Olha, eu tb acho que vou ficar com o gesso mesmo!
      Agora, drywall no seu lugar não colocaria não.
      Tenho no meu apto hoje e é uma porcaria!
      Se bater algo mais forte, até mesmo maçaneta de porta, marca, no meu caso tenho uma parede que afundou com a maçaneta.
      Fora que já tenho 2 ou 3 acessórios de banheiro que estão frouxos pq estão na parede de drywall.
      Agora, vou te visitar!

      beijos

      Excluir
  9. Oi, Ana Júlia,
    Essas dúvidas, que acabam tirando do sossego da gente, né? É tanta novidade no mundo da construção e reforma que vixi, dá um nó! Aja espaço para absorver tanta informação!!!
    Aqui, decidimos colocar gesso no teto, e, nas paredes, a informação que tive é que sendo em ambientes secos, é tranquilo, resiste muito bem...
    Mas, quem na vida, vai garantir que nunca aparecerão problemas futuros de infiltração? E o medo?!
    Mas, é como a maioria já comentou, cada caso é um caso, e tem muito material novo chegando e propiciando uma melhoria em praticamente tudo, inclusive, impermeabilização.
    Um abraço fraterno,
    Patrícia Fagundes - http://lardapatricia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia!
      É verdade, temos um receio natural contra o novo, faz parte!
      Mas obrigada por testemunhar, é bom saber que vc tb se informou e decidiu pelo gesso!

      Excluir
  10. oi querida então aqui sera reboco nas paredes e gesso no teto!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana!
    Então, não há problema nenhum em revestir as paredes com gesso, alem de ser muito mais pratico, é só você escolher um bom profissional!
    Visita mu blog > 80m2.blogspot.com
    1 Beijo, Elli!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elli!
      Muito obrigada por opinar, vou te visitar!
      Beijos

      Excluir
  12. Oiiii Ana , tudo bem?
    Olha, não entendo muito, mas lá no meu cantinho foi feito o reboco normal.
    Acho que tudo depende da capacidade, qualidade do profissional que vc contratar né, em ambas as partes!
    Espero que de tudo certo
    beijosss
    ótima semana pra vc

    http://meudoceamadocantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Verdade, seja qual for o serviço, o resultado final vai depender da qualidade com que o trabalho for executado!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  13. bom dia Ana, marido optou pelo reboco por temermos o desconhecido e outra ele gosta de resistencia e durabilidade
    estou construindo em valinhos ,nao tenho um blog eu só sigo o de voces, no post anterior comentou o valor do cimento ...me passe por favor onde vc compra por este valor, pois estou pagando R$23,40
    obrigada
    Deborah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah!
      Entendo sua escolha, se é melhor assim pra vcs e o preço não é um problema, tem que fazer de forma que vá se sentir mais confortável depois!
      Essa semana estamos pegando na Ferraz, por 21,90 :(

      Excluir
  14. De fato, gesso no reboco é tentador pois a economia chega a 50%. Numa casa grande, é um valor razoável não? Inclusive fiz um post sobre isso no meu blog-> http://construcaofordummies.blogspot.com.br/2014/01/reboco-tradicional-ou-gesso-nas-paredes.html
    Cozinha e banheiros vamos mesmo de reboco tradicional ;)
    Boa sorte e economia pra vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana!
    Como não vi esse post antes? rsrs
    Mesmo chegando atrasada... usei reboco em toda a casa!!
    Também tenho certo temor com essas coisas mais modernas, mas penso que gesso na sala e nos quartos não tem problemas, já na cozinha, banheiros e lavanderia onde são áreas molhadas jamais!!! Mesmo assim, se ocorrer infiltrações, no reboco você arruma a parede e pinta de novo, mais prático, já com o gesso o valor e a sujeira são bem maiores para arrumar...
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana, estava pesquisando sobre o reboco em gesso e encontrei seu blog. Como já é um post antigo imagino que já tenha feito não é?!rsrs Optou por qual dos dois? Se foi o de gesso, houve algum arrependimento ?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Usei o gesso mesmo, exceto nos banheiros, nenhum arrependimento.
      Beijos

      Excluir
    2. Ahhh e menos na cozinha e lavanderia tb, claro, todas as areas secas com gesso e reboco nas areas molhadas.

      Excluir
    3. Boa noite Ana,
      e na questão de durabilidade? O gesso é mais fragil? É que dizem que com o gesso as paredes sujam mais facilmente, e deve-se evitar fazer furos para prender quadros por exemplo (ex. colocar pregos, parafusos, qualquer tipo de metal, pois se enferrujar o suja todo o gesso).
      Obrigado

      Excluir
  17. Oi Ana Júlia, me tire uma duvida por favor, por custo beneficio você recomenda rebocar as paredes com areia e cimento, e na laje colocar gesso? Fica bom esse trabalho?

    ResponderExcluir
  18. Esquisto uma mulher q diz ter arquitetos e Blá Blá. Nâo saber o que vai usar em paredes isso pra mim é querer aparecer.

    ResponderExcluir