sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A OBRA ACABOU: Considerações Finais

Olá Meninas (os)

Como prometido, vou começar hoje uma série de posts com resumos da obra.

Este post em especial foi idealizado por mim mais vezes do que o próprio post da mudança.

Sabe por que?

Porque eu queria saber se passado todo o processo, teria valido à pena ou não construir.

Quando pensamos em construir e contamos isso pras pessoas, as reações raramente são de aprovação... sempre vêm aqueles comentários sobre como construir é difícil, problemático e estressante.

E posso falar? É MESMO!!!

A pergunta que não quer calar: você construiria de novo?

A resposta é: NÃO.

Talvez daqui a algum tempo a resposta mude e vire um Sim, mas é difícil dizer...

Tenho certeza que muita gente vai discordar e dizer que vale à pena.. claro, agora que acabou e que estou morando na casa tá tudo certo (#SÓQUENÃO), mas durante a obra, principalmente no fim, foi um estresse além das minhas capacidades, não que eu não conseguisse aguentar, até porque nunca ouvi um relato de alguém que morreu de estresse de obra, mas na verdade, eu não queria aguentar.

Veja bem: eu nunca teria tido dinheiro para comprar a minha casa pronta... só tenho a casa que tenho porque construí... mas se eu tivesse uma bola de cristal e visse antecipadamente tudo pelo que eu passei pra chegar nesta casa, eu provavelmente teria dito: não, obrigada.

E mais: eu sempre falei aqui.. eu não tive problemas graves.. tive problemas na obra... mas a maioria foi contornado, outros resolvidos, outros corrigidos.. não houve atraso na entrega da casa.. ficou pronta em menos de 1 ano, que foi o combinado.. então imagino quem fica anos construindo... como aguentam? Tiro meu chapéu, mas não é pra mim.

Por isso este post é absolutamente pessoal e sobre como eu me senti e sinto ainda sobre a obra, não é a verdade absoluta, mas é a minha verdade.

Se eu tivesse que colocar em palavras um resumo sobre como é construir uma casa do zero, eu o faria por tópicos, mais ou menos assim:

- fazer o projeto é muito gostoso, aproveite essa fase para pensar em tudo, ou quase tudo (porque mesmo que vc planeje bastante vai ter alguma coisa ou coisas que passarão batidas), é nesta fase também que o casal (se for um casal) começa a se desentender.. e acredite, haverá desentendimento, para alguns mais que para outros, melhor não surtar já...

- delimitar o que é importante pra cada um ajuda.. por exemplo, #OLHAOMACHISMO: a mulher escolher os detalhes da cozinha e o homem da churrasqueira;

- o projeto NUNCA será aprovado nos prazos estipulados pelo condomínio e pela prefeitura :)

Então não se estresse e já se programe para esperar o dobro ou mais do prazo, assim você não tem surpresas e se por acaso sair antes, estará no lucro e fará parte de 1% da população;

- não dá pra escolher qual emoção é maior: fazer a fundação, ver as primeiras paredes ou concretar a primeira laje;

- você NUNCA vai saber se um cômodo ficou com o tamanho ideal ou não até começar a decorá-lo de verdade, mesmo que faça mil projetos e paginações, acredite, quando subirem as paredes você só poderá ter dois pensamentos: FICOU ENORME ou FICOU MINÚSCULO, nunca será um: FICOU ÓTIMO! rsrs

- rebocar muda completamente a sensação de tamanho de um comodo

- pintar muda ainda mais a sensação de tamanho de um comodo

- a não ser que você seja rico ou muitoooo bem financeiramente, você vai ter que fazer concessões e mudar uma ou várias coisas que você antes fazia questão, mas não pode ter por questões de orçamento

- de cara estabeleça prioridades e do que você NÃO ABRE MÃO DE JEITO NENHUM e aquelas coisas que VOCÊ PODE VIVER SEM, dói menos quando você perceber que não pode comprar :)

- JAMAIS compre algo em promoção sem pesquisar antes, se estiver numa loja, saia, pegue o celular, procure na internet, se precisar, vá em casa e faça isso, não duvide, aquela não sera a ultima promoção imperdível do mundo... haverão outras onde você poderá fazer negócios melhores ainda, controle o seu impeto consumista :)

- PISOS E REVESTIMENTOS: a não ser que você NÃO seja detalhista, como eu sou muito, NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA compre nada de marcas das quais você não conhece o acabamento somente por conta do preço, isso pode sair bem caro (mesmo comprando classe A, não interessa).

Não adianta: Elizabeth não é Portobello e marca, nestes casos, importa SIM!!!

Eu cometi este pecado e nunca me arrependerei o suficiente disso!!!!!!!

MÃO DE OBRA

- pedreiros, eletricistas, encanadores, gesseiros, marmoristas, pintores, etc, SÃO SERES SEM PALAVRA, #PRONTOFALEI

- SEMPRE vão atrasar alguma coisa, em algum momento

SIM, ELES VÃO OLHAR NA SUA CARA E GARANTIR PELA VIDA DA MÃE DELES QUE VÃO FAZER UMA COISA... MAS NA VERDADE, NÃO VÃO.

Da pra entender isso???

Na minha opinião NÃO DÁ, mas afinal de contas, esse pessoal não veio do mesmo mundo que a gente, eles são outro tipo de ser, então desista de tentar entender porquê.

Quanto antes você se acostumar com isso, melhor, sofrerá menos.

Estou lhe dizendo pra aceitar e ser feito de gato e sapato por eles?????????

ABSOLUTAMENTE NÃO... mas se o seu pessoal for razoavelmente bom, não brigue de cara, tente levar, releve problemas menores e se estresse realmente só quando necessário.

Se você tratá-los bem quando cometerem pequenos erros (E AHHHH COMO ELES VÃO COMETER PEQUENOS ERROS), terá margem para cobrá-los mais depois.

Infelizmente, a sensação que eu tenho depois de construir e ver muitos comentários por ai é que esse negócio de mão de obra é um jogo de sorte.. claro que algumas precauções ajudam a minimizar o estresse.. como pegar boas indicações, conhecer o trabalho deles pessoalmente, conversar com os proprietários de outros imóveis que eles construíram e JAMAIS PAGAR NADA ADIANTADO.

Bom.. para a primeira parte acho que é isso.

Aguenta ai que logo tem mais!

Beijos e bom fim de semana!

68 comentários:

  1. Hahahaha, muito bom o post, só que passa por isso realmente acredita...
    Mas que bom que você entrou nessa GUERRA (literalmente a obra é um campo de batalhas, rsrsrsr) e venceu... Bjs boa sorte.
    Ansiosa pelo próximo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      É o que eu falo sempre.. obra é pros fortes!
      Embora eu me achasse forte pra aguentar o tranco, tô passando, não quero mais não, nem pensar!
      Beijos

      Excluir
  2. Ana tenho de lhe dar os parabéns pela luta e perseverança...
    Estou para começar a minha guerra e espero conseguir ter este sentimento de dever cumprido.

    Parabéns....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!
      Desejo sorte e força pra vc.. se insistir e perseguir seu objetivo, tb vai chegar lá com certeza.

      Excluir
  3. Ana..
    ja enfrentamos tantos problemas...Já trocamos duas vezes de pedreiro..perdemos muito dinheiro,obra atrasada...a previsão era pra ser em setembro a mudança...agora ja nem sei mais..pq já se foram quase dois meses de pedreiro consertando erros de outros pedreiro ,sem contar com os erros do engenheiro e arquiteto que estao me incomodando,.como por ex:posicao de vaso...pia..parede...janelas...provavelmente vou mudar alguma coisa...
    e sei que só estou na metade da obra...e já sem dinheiro(detalhe)...
    É muito dificil...
    tambem nao encararia de novo não...rsrs
    felicidades...
    e tbm ansiosa pelos outros posts!!!

    Http://vivendoumsonhocasalinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Por isso que eu falei no post.. eu enfrentei problemas sim, mas vejo problemas piores, como vc que teve que trocar de pedreiro, perdeu dinheiro e tal.. não acho que aguentaria.. às vezes chego à conclusao de que não sou tão forte como imaginava viu..
      E nem me fala de erros de projeto.. isso tb vai ganhar um post :)
      obrigada, beijos!

      Excluir
  4. Oi Ana,
    Concordo plenamente com tudo o que você colocou acima! Falou tudo! É bem isso mesmo! Um post muito útil e esclarecedor, principalmente para quem tá pensando em construir! Concordo especificamente, quando vc diz que é a sua verdade, pois cada um tem a sua experiência própria com a obra! E eu, TALVEZ, somente construiria novamente, se ganhasse na loteria.rsrsrsrs
    Até mais!
    Deivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deivi!
      Fico feliz que eu não seja a unica doida a pensar assim rsrs
      Exato! É a minha experiencia, embora pelas respostas ao post, eu ache que é bem semelhante a da maioria!
      Eu acho que nem que ganhasse na loteria viu.. pq ai ia ter dinheiro pra comprar qq casa pronta hahah
      beijos

      Excluir
  5. Oi Ana, entendo perfeitamente esse teu pensamento. Eu sempre digo que o pior de construir uma casa é a falta de palavra, de cuidado, de comprometimento que os prestadores de serviço tem. Eles não tão nem ai se ficou torto, se ficou feio, se bateram nas paredes e riscou, sujou. Só querem receber o dinheiro e o resto que se dane.
    Mas acredito (e espero) que esse sentimento de raiva passe.
    E sua casa ficou belíssima, nem da pra chamar de casa, é uma mansão maravilhosa. Agora você vai começar curtir ela, e esse problemas vão sendo esquecidos.
    Abração

    http://acasadaclaudia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!
      É verdade.. a falta de cuidado de alguns chega a doer.. eu ainda quero dar todos os exemplos do que eu passei pra tentar ajudar quem ainda vai construir a nao passar por eles.. acho que ilustrando é mais facil.
      O duro é que eu nao costumo esquecer nada.. infelizmente, com certeza aos poucos vou deixando de lado, parando de pensar sobre.. mas jamais vou esquecer! E nesse caso acho ate bom pq assim nao caio na besteira de fazer de novo rsrs
      beijos

      Excluir
  6. O sonho da minha vida é construir a minha casa. Espero não me decepcionar tanto assim ao final.
    Parabéns pela sinceridade em seus relatos. Isso é o que mais ajuda quem está do outro lado da tela.
    Ansiosa por novos posts �� Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carine!
      Olha.. construir a casa não era o sonho da minha vida, foi a maneira que eu encontrei de conseguir uma boa casa, que nao poderia ter comprando pronta..acho que por não ser meu grande sonho (e veja nao é ingratidao isso.. sei que a casa é o sonho da vida da maioria das pessoas, mas pra mim as coisas funcionam um pouquinho diferente), na verdade o que eu sinto nao é decepcão, é raiva e indignaçao por algumas coisas...
      Porém, como isso é um sonho pra vc, penso que tem mais é que investir, afinal de contas estamos nessa vida pra realizar nossos sonhos nao é mesmo?
      Torço pra que dê tudo certo pra vc!

      Excluir
  7. Olá Ana,

    Ótimo post!!!!
    Assino abaixo e tbém estou na reta final, aguardando a "boa vontade" do pessoal da marmoraria fazer os furos nas pedras para a colocação das torneiras, parece q eles estão fazendo um grandessíssimo favor à nós, qdo na verdade estamos pagando. Tbém não tive grandes problemas, o nosso pedreiro por exemplo, foi do alicerce até o reboco e indico ele para todo mundo, mas o pessoal da elétrica me tirou do sério.
    Mas se me perguntarem se faria de novo, responderia sim!!!!
    Pegaria toda essa experiência adquirida e tenho q certeza q a próxima ficaria melhor ainda.
    Ansiosa pelos próximos posts.

    Grande bj, virei sua fã.
    Não vejo a hora da minha mudança tbém acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!
      Parece que vc ta falando da minha obra... marmorista que nao vai furar a bancada.. eletricista que me tira do sério rsrs.. vou contar esses detalhes em outro post ainda.
      Tiro meu chapéu pra vc por ter coragem pra encarar de novo.. entendo o que vc quer dizer com fazer melhor da proxima vez.. com certeza se estivesse começando a construir hj, muita coisa seria diferente. Mas não vai rolar pra mim... como eu comentei na resposta pra Carine, esse negocio de casa nao é a prioridade numero 1 da minha vida nao, nunca foi.. claro que eu curti e sou grata pelo que conquistei, mas quero fazer outras coisas da vida e o assunto casa agora só daqui varias decadas :)
      Jaja vem mais noticias!
      Beijos

      Excluir
  8. Nossa Ana quem vê a sua casa linda assim ,não pensa o quando de problemas e estresse vc passou nesse ano de construçao.
    O meu estresse já começou com o primeiro arquiteto,espero que com esse eu chegue com o projeto sem muitas mudanças.
    Passado esse enjoo da obra,vc vai começar a curtir a sua linda casa.
    Bjs e volte logo



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Pois é.. as pessoas veem a minha casa, a rapidez com que ela ficou pronta e acham que foi tudo tão facil e rapido.. ledo engano.
      Claro, tenho consciencia que a maioria das pessoas teve mais problemas do que eu, mas é como disse.. não é o tipo de estresse que eu queria pra mim.. pelo simples fato de que o custo x beneficio foi alto demais pras prioridades que eu tenho na vida.
      Torço pra que com seu novo projeto, agora a coisa engrene e dê certo, vc precisa postar tudo que estiver acontecendo!
      Beijos

      Excluir
  9. Ana já pensou nisso? Alguém que morreu de estresse da obra (desculpa, mas eu tive que rir). Hoje em dia já construí duas casas, mas já vendi e não moro mais em nenhuma das duas. Hoje eu quero voltar a construir, estou em busca de um terreno bom, mas vou ser sincera que logo no fim da obra eu dizia não mais. Não quero mais! rs. Mas vc falou uma coisa que é verdade, quando começa as paredes a se levantarem que vemos (por exemplo que o quarto da filha ficou maior do que eu pensava e o banheiro menor). Sobre pagar adiantado, a minha irmã tá sofrendo. Ela prometeu ao cara que pagaria por semana, falta uma semana para ele "terminar" e o rapaz ligou pra ela dizendo que vai precisar de mais 3, hehe.
    Continue com os posts pós-obra. Ajuda a desabafar
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh sim, todo mundo me fala que isso é passageiro, que jaja passa e eu vou topar construir de novo.. só respondo: gente, vcs nao me conhecem.. eu nao estou falando no calor da emoçao.. eu nao vou construir nunca mais mesmo rsrs
      Bom.. quando vc encontrar o terreno e tiver o projeto, precisa compartilhar.. pq pelo menos acompanhar as obras alheias eu topo rsrs
      beijos

      Excluir
  10. Ah Ana!

    Que pena em toda a beleza da casa, o sentimento que parece sobressair seja frustração. Mas isso talvez seja um problema dos perfeccionistas ... (Sei bem o que é isso!) ou do acumulo do stress-final.

    Que Deus abençõe sua nova etapa ... e quando a parte ruim te incomodar, olha para a parte boa ... :) Nós que acompanhamos, temos visto muitas partes boas!!!!!

    beijinhos,
    Débora
    tempodeconstruir2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Vc nao imagina quantas vezes durante a obra eu amaldiçoei a decisão de construir.. que foi toda minha.
      Hj eu até tento ficar feliz com a casa e tal.. mas ainda estou muito estressada, ainda tem problemas pra resolver, coisas pendentes que deveriam estar prontas, então isso tudo me irrita muitíssimo.
      Eu tb amaldiçoo o fato de ter passado mil vezes na fila do perfeccionismo quando nasci rsrs se alguma coisa estiver 1mm torta eu vou ver, vou querer mudar.. se tiver um risquinho fora do lugar, eu vou passar a vida olhando pra ele.. então, eu sofri e sofro muito ainda com essas coisas.
      Sei que a parte boa existe.. só estou esperando a tormenta passar pra tentar aproveitar.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Ana adorei o post nem terminei de construir e já me bateu arrependimento várias vezes de ter começado, porém também não teria $$ para comprar a casa que estou construindo pronta quem sabe no final eu possa dar risadas do nervoso que estou passando ou ter muita história para contar.... Olhe para frente e veja o quanto já conquistou pode ter certeza que isso te fortaleceu muito.Força e estou aguardando tudo que tem para nós falar.
    Bjao
    http://casanoondas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Isso isso isso!
      Arrependimento antes sequer de terminar, presente!
      Vamos todas comprovar no fim se esse estresse todo não vai deixar nenhuma marca, espero que não.
      Logo mais eu volto com os exemplos!
      Beijos

      Excluir
  12. Ana, é a primeira vez que comento aqui, parabéns pela casa que é linda. Sei muito bem o que vc está sentindo. Tbém tivemos problemas com a reforma da nossa casa e minha mãe continua tendo com a dela, pronta há um ano. O que posso te dizer é que a gente sente revolta mesmo, mas procure aliviar seu coração, com o tempo as coisas tendem a se ajeitar. Logo vc estará envolvida com a decoração, cortinas novas, tapetes,... Agradeça a Deus a bênção de iniciar 2015 com sua família, morando no novo lar. Respire fundo,... procure descansar um pouco, vcs merecem sossego depois de enfrentar uma obra.
    Um abraço carinhoso
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Obrigada pelas palavras.
      Apesar da tempestade que está sendo, eu estou tentando seguir justamente seus conselhos, o problema é que agora quando eu tento respirar fundo parece que me dá mais falta de ar ainda de tanto que eu já respirei fundo rsrs
      Sei que uma hora vai acabar e que isso vai ficando pra trás, mas esquecer jamais!
      Muitos dizem que é melhor não guardar mágoas e tal.. mas sinceramente, nao só na obra, mas na minha vida, eu nunca me permito deletar uma coisa que me fez mal, de forma que eu nao deixe acontecer novamente.. nao fico remoendo, pq isso realmente nao leva a lugar nenhum.. mas é aquele negocio, cometer o erro uma vez é humano, mas duas, certamente é burrice!
      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Oi Ana!! Muito bom o post.. rsrsrs! :D
    É bem isso mesmo!
    Sei como é puxado mesmo,já passei por tudo isso na pele....Sobre os tamanhos de cômodos é exatamente assim mesmo,por mais que planejamos tudo e por mais que refaçamos 1000 vezes,nunca terá atendido nossas expectativas o suficiente.. ahah
    E te digo uma coisa,ao longo do tempo esta sensação piora e muito..rs (hoje olho a minha casa e penso: nossa poderia ter feito tanta coisa diferente ou menor outras maiores...)
    A Questão dos pisos é verdade mesmo,por isso comprei tudo porttinari,mesmo sendo classe C mas a marca é muito boa,sei que não tem erro.. :D
    Também acho que são seres de outro mundo Ana! Kkkkk (só muda os nomes e RGs)
    E o pior erro que alguém pode cometer é PAGAR adiantado alguma coisa! (já levamos muito na cara por isso...)

    Mas te confesso uma coisa, com o passar do tempo você vai olhar e admirar cada detalhe da sua casa,cada cômodo planejado por você....que se um dia fosse se mudar novamente iria querer construir novamente,apesar do estresse,sei por nós,até tentamos fugir do estresse,mas quando fomos olhar casas prontas,nada nos agradou,a não ser como você mesmo comentou,aqueles 'abastados' de dim-dim poder comprar prontinho,algo que lhe agrade mesmo! (Sou suspeita,confesso que amo :D)
    Esses dias minha mãe ainda comentou(detalhe: ela também esta construindo pela segunda vez também..ahahaha)
    que daqui uns tempos,eu vendo esta que estamos construindo e construo de novo! Kkkk (não é pra tanto assim)

    Mas logo,logo estará curtindo só a parte boa amiga! O pior já passou... :D

    Boa sorte pra você e sua família nesta fase nova de vida! Deus abençoe!

    Aguardando os próximos post! :D

    Super beijo,Fe!


    http://contruindo-minha-casa-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe!
      Pois é.. e o pior é que o cômodo mais importante pra mim foi justamente o que ficou com o pior tamanho!
      É dose.. mas isso e outros, vou comentar num post sobre os erros e acertos do projeto.
      To tentando pensar assim.. agora que eu ja construi uma casa que nao teria dinheiro pra comprar.. ou eu fico nela pra sempre, ou com a venda dela agora eu realmente posso comprar algo que me agrada hahaha
      Mas construir de novo, no no no.
      Ja estou admirando as coisas que fiz no projeto, apesar de nao ter nenhuma experiencia e nao ter podido pagar um arquiteto para decorar, ficou bem bom! A internet e os blogs de construçao foram definitivamente muito importantes pro resultado final.
      Logo logo tem mais, beijos!

      Excluir
  14. Oi Ana,sei bem o sofrimento que você está passando,esses profisionais parecem que não são gente mesmo,más eu sempre digo que o dia deles está contado não é possível,eles tem que começar a ter deveres e compromissos com donos das obras,isso vc sabe o que é né?falta de lei que esse nosso Brasil não tem,então faz que eles não honrram os compromissos com Donos de obras,más tenho fé que algum pedreiro vagabundo vai roubar muito de um político,aí sim talvez consigam uma lei para eles.O pior disso tudo é o que nossos filhos tem que sofrer junto com a gente,pois passamos todo esse extress para eles,meu filho de 14 anos nem vai na obra,ele disse que vai só quando mudar.Não tem preço de casa que paga nosso sofrimento e eles ainda acham que nós os proprietários da obra é que somos aborrecidos.Ana se eu for falar vai virar a página,só quero dizer a você que te apoio e entendo seu sofrimento,sofri em cada palavra que você disse é como se meus problemas estivessem sendo contados por você,más agora você já está em sua casa,agradeça a Deus!eu ainda nem sei quando vou mudar,pois o dinheiro que compraria o restante dos materiais tive que pagar novamente a mão de obra.Eu só aceitei o sofrimento depois que coloquei minha família em primeiro lugar,a casa não é mais o meu primeiro plano,continua sendo o meu sonho,más depois disso tudo que passei,o bem estar dos meus filhos,marido e eu é que importa.Relaxe tudo vai passar e vocês vão ser felizes na casa nova!BJJSS Nana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      Vc realmente me entende! Não há casa bonita, por mais cara que seja, que valha determinados sofrimentos ou situações!
      Por isso disse em algumas respostas anteriores.. na minha vida, casa nao é a prioridade numero 1.. por isso eu nao passaria por isso de novo jamais.
      A obra me impactou emocional e fisicamente.
      Tive muita dor de cabeça, dores nas costas, no pescoço, dormi muito mal.. nunca gritei tanto e falei tanto palavrao na vida como neste ultimo ano rsrs sem brincadeira.. fora o estresse que a gnt acaba passando pros filhos como vc mesma disse.
      Mas eu agradeço por ter conseguido me mudar sim! Sei que existem casos como o seu onde alem do sofrimento, ainda existe o atraso.. isso sim deve ser bem dolorido de aguentar.
      Torço pra que a sua situaçao se resolva logo e que vc possa se mudar o mais rapido possivel tb.
      Beijos!

      Excluir
  15. Ana, muita gente fala a mesma coisa.Construir é um estresse danado por causa dos "profissionais". Minha obra nem começou e o pedreiro sumiu.kkkk.O meu problema é parecido, vi casa lindas mas não dava para comprar meu sonho, então decidimos construir para ficar do nosso jeito. Jesus que me ajude pois nasci estressada. O ponto positivo é que depois de alguns meses você vai olhar e dizer:fui eu que fiz. Sua casa ficou linda e tem ajudado a todas nós.
    Seja muito feliz com sua família no novo lar.Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen!
      Ahhh Jesus te ajude mesmo, vc pelo visto é como eu.. tb nasci estressada, não tenho paciencia nenhuma pra coisas erradas, pessoas sem palavra e coisas do tipo.
      Mas.. como vc bem sabe, o final dessa historia é que vc vai chegar aonde vc mesma quis.. na casa que planejou e que resolveu construir pois esta opçao era a unica capaz de te proporcionar a casa que queria.
      Nao podemos dizer que estamos tendo algo que nao pedimos né.. independente dos meios.
      Boa sorte e obrigada!
      beijos

      Excluir
  16. Olá, Ana... Sempre leio os blogs de construção, mas comento raramente. Muito obrigada por compartilhar suas emoções e experiências. Também me identifiquei muito com cada palavra do seu depoimento. Também estou construindo e passando por tudo que vc disse e muitos dos comentários das colegas aqui. No momento minha obra está praticamente "parada" esperando eu juntar mais $, para poder terminar com os famigerados acabamentos!!! A gente nunca gasta o planejado, sempre vai gastar mais, com certeza!!!! Tem muitos erros de estratégia também, mesmo que fiquemos muito tempo planejando a planta, ela nunca vai ficar perfeita, e sempre terá cômodos que ficarão muito grandes e outros muito pequenos, hehe.
    A mão-de-obra é bem isso que vc disse, se não temos problemas com um temos com outros, ou com TODOS, o povinho difícil. Outro ponto é que eles querem "mandar" na nossa obra, parece até que a casa é deles, e ficam dando um monte de pitacos, "olha dona isso não vai ficar bom desse jeito que a sra. quer, tem que fazer do meu jeito" e o jeito deles é sempre o mais fácil para eles fazerem, querem escolher o material que vamos usar e tudo o mais como fazer, e muitas vezes não adianta falar pra fazer do jeito que queremos, que viramos as costas e eles fazem do jeito deles (SEMPRE), também estou muito estressado com tudo na obra, não vejo a hora de terminar e me mudar, mas agora parece que vai demorar uma eternidade, estou muito triste e decepcionada também, pq acabei indo na onda de muita gente e minha casa ficou muito mais cara do que eu tinha planejado, e por conta de tudo isso, não consegui terminá-la nem no tempo que queria nem com o dinheiro q eu tinha.
    E tem também os "desvios de materiais"... E tem muita "porcentagem" envolvida, por isso eles tentam fazer nossa cabeça para comprar isso ou assado, só para ganharem nas nossas costas, independente da qualidade, falam q é melhor só pq ganham daqueles fornecedores...
    Também estou ficando decepcionada com tudo, inojada, e triste ao mesmo tempo. Estou numa fase que não posso nem ouvir falar de construção.
    É minha primeira grande construção, eu já tinha feito uma reforma antes, foi coisa pouca mas que durou quase um ano, e já tinha um pouco de experiência.
    Também não sei se terei coragem de fazer outra, acho que NÃO também, nesse momento não.
    Também não compramos a casa pronta pq olhamos umas 40 casas e não encontramos a ideal, e não tivemos $ para comprar uma nova perfeita....Por isso resolvemos fazer. Mas a nossa também não está ficando perfeita, muitos problemas pelo caminho, mas mesmo com todos os problemas, ela é ainda o sonho e a mais próxima do nosso sonho. Além de todos os problemas com a mão-de-obra, também temos a família, pois passar por todo esse estresse e ainda manter o casamento intacto é outra luta. Até pensar em vender a casa já pensamos... Mas acho q se eu vender não vou ter mais forças nem coragem para fazer outra...
    E também não vejo a hora de terminar ou quase terminar, pq a gente nunca termina, vai sempre faltar alguma coisa, mas não vejo a hora de nos mudarmos... Aí talvez eu escreva no meu blog tudo q deu certo e o que não deu, e a vingança, talvez eu escreva, pq no meu blog eu queria só colocar coisa boa, mas não tem jeito, e é para trocarmos experiências e tudo de bom e ruim é válido para que "nossos colegas" possam evitar passar pelos mesmos problemas que passamos, ou passem, pois muitos são inevitáveis, mas sabendo que outros também passaram a agonia fica menor.
    Mas, parabéns Ana pela grande conquista, e espero um dia chegar até aí e que possamos terminar nossas casas em breve e olharmos para trás e dizermos que apesar de todo sofrimento e estresse valeu muito a pena e conquistamos o nosso maior sonho.
    bj

    http://casaeconstrucao2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marciana!
      Eu acho super interessante como nos identificamos com o depoimento umas das outras.. super parece que o que vc falou foi o que passei também.
      Nao achamos a casa ideal pra comprar, a nao ser por um preço exorbitante, mas ironicamente a casa que planejamos, projetamos e construimos acaba nao ficando do nosso jeitinho completamente.. que coisa, nao?
      Felizmente meu empreteiro nao tem este "defeito" e nao ficou dando pitacos no que eu fazia nao.. algumas coisas ele comentava que era mais dificil de fazer e tal, mas acabou fazendo tudo como pedi sem grandes protestos.
      Por isso que eu falei tanto aqui.. euu tive problemas, mas a maioria das pessoas tem problemas maiores ainda.. por isso nao entendo, como vcs aguentam meu Deus?
      Só querendo muito!
      Vou torcer bastante pra que tudo se resolva na sua casa tb e com certeza se vc chegou ate aqui, vai chegar no dia da mudança tb!!
      Beijos

      Excluir
  17. Oi Ana!
    Tinha feito um mega comentário e não "foi"..... aff...
    Vamos la´de novo, então...
    Também estou construindo e na fase de acabamento, que, sem dúvida, é a mais estressante. Muitas coisas para decidir e problemas para resolver ao mesmo tempo.
    Assino embaixo de todo o teu post. Só dois reparos no meu caso. Meus revestimentos de marca foram justamente os que deram problema. Diferença de tamanho, acredita??? E um porcelanato polido importado, "marca diabo", que eu comprei em promoção, evidentemente, foi o que não me deu problema nenhum. Veio lindo e perfeito.
    E, ao contra´rio de ti, apesar de todos os pesares e do desgaste enorme dessa fase final, ainda penso que construiria sim. Primeiro, porque minha casa está ficando do meu jeito, com a minha cara. Claro que há casas maravilhosas à venda, mas como tu, naõ teria condições de compra-las pois os preços estão exorbitantes. E, sinceramente, penso que, com o passar do tempo, quando tu realmente começar a desfrutar a casa, que, diga-se de passagem, ficou maravilhosa, essa percepção de que não voltaria a construir passará. Agora, como tu , acho que, quando mudar, terei essa sensação de embotamento.Talvez porque fiquemos tanto tempo vivendo em função disso que, quando finalmente chega a hora da recompensa, nâo dê nem para acreditar.
    Parabéns pela conquista!
    Abração, com o desejo de muitas felicidades para vocês nesse novo lar, Maria Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda!
      Pra vc ver como as experiências de todas são bastante parecidas.. o dificil é que o que mais se assemelha entre todas nós são as coisas ruins da obra.. é dose.
      Olha, eu sei que todo esse sentimento ruim vai se dissipar em algum momento.. mas eu tenho certeza que nao construiria de novo.. acredito que vá olhar pra trás e agradecer a Deus por ter conseguido fazer isso uma vez, pois não sou hipocrita e o retorno financeiro pelo menos com certeza valeu à pena.. agora passar por isso de novo, nem pensar.
      Acho que é o que vc falou mesmo.. é um projeto muito grande, de anos desde a compra do terreno até a mudança.. estafa mesmo, dai na hora que mudamos parece nao ter a graça toda que achamos que teria.
      Ironias do destino...
      Boa sorte por ai!
      Beijos

      Excluir
  18. Oi Ana.... Não teve como não rir desse post, é inacreditável ver que mesmo morando em lugares diferentes, com rendas diferentes, os problemas são os mesmos... Não importa de que jeito e de que tamanho seja a sua casa....
    Não mudo nada nas coisas que você disse, só que apesar de toda a dor de cabeça eu ainda construiria de novo..... Não sei se eu encontraria uma casa que eu falasse é essa sem por e nem tirar. Lógico que minha casa ainda não é a dos meus sonhos, não tenho vontade de casa com muitos cômodos, mas queria ter um pouco mais de espaço para cômodos maiores.
    Beijoooo e aproveita a sua casa maravilhosa.

    http://casinhadoslopes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Falou tudo... não importa o lugar, o tamanho nem o valor.. os problemas são iguais, só mudam de endereço mesmo.
      Vejo que tem várias corajosas como vc que construiriam de novo, têm minha admiração!
      Se vc topa o desafio, quem sabe no futuro vc nao faz outra com mais itens ainda pra fazerem dela a sua casa dos sonhos meeesmo :)
      beijos

      Excluir
  19. Nossa fiquei assutada kkkk estou começando minha obra e sigo alguns blogs de construção que também relatam os mesmos problemas que o seu, e por aqui não é diferente quando falo que estou construindo a resposta é a mesma "você vai ver o que é stress" ou "nossa obra é complicado" e coisas desse tipo "você vai ver o que é dor de cabeça", mas sinceramente estou doida pra coisa toda começar, e espero que minha obra seja o menos ruim possível, o bom é que já estou indo preparada e com doses extras de paciência já encaixotadas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Acho que isso é o que mais importa.. que vc vá sabendo o que vai enfrentar.. nada melhor do que isso pra te preparar pro desafio.
      Se eu soubesse com tantos detalhes o que me esperava, teria me preparado melhor.. fui só com a cara e a coragem e voltei sem nenhuma das duas, nem a cara, nem a coragem rsrs
      Boa sorte na sua empreitada!
      beijos

      Excluir
  20. Oi Ana...
    Voltou rápido! achei que ficaria umas boas semanas longe daqui, para dar uma aliviada na correia e stress...
    nós suas seguidoras, agradecemos!
    Então...fiquei chateada por você, lendo este post...vc não falava destes assuntos "chatos" da obra, nos seus posts, então acreditava que tivesse corrido tudo dentro do esperado. Vc é muito forte menina! Eu por muito menos, já fui logo desabafando no blog, lembra?
    Pois é...agora é preparar o coração e os hormônios, porque senão o meu casamento vai pro beleléu...kkk
    Mas sabe, nossos pedreiros já andaram errando e nós relevamos, nem ao menos os reprimimos, pois achamos que não era para tanto...pelo q vc disse, fizemos bem, melhor não gastar agulha por coisas pequenas.
    Vou anotar suas dicas em uma agenda que já tenho anotado alguns conselhos, para me ajudar nos momentos necessários.
    Diante do que vc disse sobre o comprometimento do pessoal da obra, acho que fiz bem em escolher construtora, apesar de me custar mais caro...pois com certeza meu casamento seria o mais prejudicado se tivéssemos que nos aborrecer com mão de obra. Sem contar que o contrato de financiamento do banco, também foi assinado pela construtora, como co-responsável. portanto, eles sabem dos prejuízos que terão, se não cumprirem com os prazos e demais cláusulas.
    Um problema que terei com certeza é a questão de planejamento antecipado...eu e meu marido somos muito imediatistas...e já vejo problemas no futuro, quando precisarmos tomar decisões sobre acabamentos, por exemplo :/
    Quanto a construir 2x, não sei ainda...mas hoje eu já sinto que não teria disposição também.
    Bom Ana, o que posso desejar a você é que todo este desapontamento passe bem rápido, que fique somente bons sentimentos e que você e sua família possam curtir muito o novo lar.
    Que a Sagrada Família abençoe a todos e tenham um feliz e abençoado Natal
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Eu fiquei armazenando tudo pra poder metralhar todos os detalhes no final.
      Mas veja, eu não inclui o empreiteiro na minha lista.. porque os problemas meeeesmo foram com os outros prestadores.. mas isso eu vou por em detalhes mais pra frente.
      O casamento realmente balança.. entao melhor vcs ficarem preparados e ja conversarem pra nao deixar a obra impactar tanto.. pq aqui estamos sofrendo bem com isso.
      Obrigada pelos votos viu.. e um feliz Natal pra vc e sua familia tb!
      Pensa que o do ano que vem, vai ser na casa nova ja!
      Beijos

      Excluir
  21. Oi,Ana que desabafo em !!!! rsrs
    Sabe construir pros outros também dá muita dor de cabeça,mas como agente é pago pra isto creio que acaba ficando mais leve rsrs,quero ver quando for a minha... Fico feliz em ver que graças a Deus,minha equipe não se encaixa neste planeta dos prestadores enganadores...Eu sei que eles existem e já tive contratempos com alguns,é de grande valor estas dicas,sobre a contratação de mão de obra e prestadores de serviço,se a pessoa seguir a chance de dar errado é minima.
    O importante é agora curtir esta linda casa,que te deu tanta dor de cabeça,receber seus amigos e parentes neste ambiente lindo e aconchegante que você planejou,...e ficou lindooo.
    Parabéns,pela conquista.
    Grande beijo
    casadolaguna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Bom vc deve saber melhor que ninguem que o povo do acabamento são os piores né.. erguer uma casa é fácil.. terminar que realmente é o problema!
      Obrigada pelos votos!
      Beijos

      Excluir
  22. Você construiria novamente?! NÃO TAMBÉM kkkkk
    Ai to ficando louca sem dormir, querendo matar alguem e etc e etc
    Isso porque não acabei ainda, eu assino em baixo em tudo que disse, ate parecia eu escrevendo kkkk
    Ai eu falo que esta e a primeira e a ultima casa, e muito stress para uma pessoa só.

    Beijinhos

    http://vanubiaefabiostz-nossacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanubia!
      Gostei. estamos no mesmo time rsrs.. com todo o respeito do mundo por quem tem coragem de se aventurar mais de uma vez.. mas pra mim, nao dá mesmo.. é muittoooooo estresse pra uma pessoa só :)
      Bom.. boa sorte por ai!
      beijos

      Excluir
  23. Oi Ana, na minha cidade tem um ditado assim: "Todo mundo vê as pingas que você bebe, mas ninguém vê os tombos que você leva" Quem vê sua casa tão linda assim, não imagina o quanto te custou. Mas com o passar do tempo você vai se organizando dentro de casa e o stress vai passando e tenho certeza que você curtirá muito, pois ficou um arraso, toda linda!!
    Minha obra está entrando em fase de acabamento agora, também tivemos todos os problemas que você citou, principalmente com prestadores de serviço, mas isso estamos na medida do possível levando de boa, agora o que me incomoda mesmo é o quanto tenho que abdicar por conta da construção, tenho uma lista gigante de coisas que precisamos comprar, mas que vão ficando para depois que acabar a casa, ´pra mim a única parte ruim é o ficar sem dinheiro, rs, mas mesmo assim acho que está valendo à pena. Beijo e que Deus abençoe seu novo lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna
      Nem me fala... a falta de $$ é muito dificil mesmo, pior que tem coisas que a gente diz que vai fazer temporariamente e depois troca ou outras que ficam pra comprar depois.. quero só ver.. às vezes eu acho que essas coisas vão ficar pra lá.
      A transição entre ter dinheiro (pré obra, porque estamos juntando) e não ter um centavo furado (pós obra) é muitooooo dificil de lidar rsrs
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  24. Oi Ana, obrigada por este post, pois ele mostra o outro lado da construção. O lado que muitas pessoas não conhecem.
    Realmente ele não é perfeito e nem um mar de rosas.
    Mas eu vejo isto como todo desafio que enfrentamos na vida. A construção da nossa casa é apenas um deles.
    Realmente construir uma casa é algo para "malucos" desculpe a expressão. Mas é assim que nossos familiares e amigos pensam de nós...poxa que malucos.
    E então vamos em busca da nossa sonhada casa. Seja ela com pequenos m2 ou muitos m2 quadrados...seja ela toda revestida de mármore ou de piso... não importa...nós sonhamos com ela...e nosso sonho depende de terceiras pessoas para vê-lo pronto...e às vezes nôs frustamos e nôs decepcionamos com pessoas, com tudo..Afinal, foram tantas noites sem dormir... foram tantos orçamentos..foram tantas e incanssavéis buscas... pelo engenheiro perfeito... a buracracia na prefeitura... e taxas... e pedreiros....ah os pedreiros... os pedreiros...pra mim são os principais...da obra e depois...tantas coisas, materiais, tempo, mão de obra e tal... só as pessoas que passam por isto sabem o quanto sofrem, gastam, sonham, choram, acreditam e desacraditam nas pessoas e nos profissionais...sabem o quanto é tudo dificil...Mas sabe de uma coisa. Vale à pena. Vale tanto a pena. Porque você compra algo pré moldado...uma planta pro- jetada e tal é tão maravilhoso. Porque é aquilo que você sonha. E está ali se concretizando e você fica tão feliz que não se dá conta dos defeitos...e tristezas mas eles existem e logo aparecem... na hora você não percebe e se ajusta aos problemas e tal... Eu sempre mesmo nestas situações fiquei tão feliz...porque era somente isto que eu tinha... e então isto pra mim era tudo. E construir não está sendo diferente. Minha conta bancária está zerada...minha filha as vezes chora... pq não quer acompanhar isto. Comprar material e falar com pedreiros e etc e tão chato pra ela. E mesmo assim eu me permaneço com um sorriso no rosto...cansada...com olheiras que vão no umbigo... o marido já surtando... e ainda estamos no começo desta loucura...mas até agora. eu só tenho à ficar de queixo caído ( no sentido positivo) com nossos fornecedores e mão de obra... mas todos foram indicação e quando eu penso em ficar triste com algo...nossa eles eles me surpreendem...pelo lado bom... sei que toda obra e reforma não é assim, pois já passei por algumas com obras da minha mãe... mas o quero deixar nesta mensagem, é que você não fique triste e nem desiludida, com uma construção. Pois sim a costrução vale à pena. apesar dos pesares..Pois mesmo que uma pessoa tenha tanto $$$ para comprar algo pronto. Nada vai ser melhor do que construir sua própria casa. Depois de pronta ela poderá ter comodos grandes ou pequenos demais, paredes tortas, cores e escolhas que não deveriam ter sido feitas. Mas tudo bem . Nada é pior do que pagar aluguel ( desculpe eu penso assim) Nada será projetado pra vc se você comprar pronto. Sei que este stress é tão grande. Mas curta muito isto. Parabéns pelo post ele é tão real quanto a conta de 1+1 =2 mas vale à pena construir, mas isto não é um mar de rosas. Você tem que estar muito decidido do que quer, não é fácil. Mas não é impossível. Força. Bjus...Desculpe o post grande...mas é isto que eu acredito.

    Que Deus te abençoe sempre,
    Bjs
    http://construindominhacasameular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keyla
      Eu entendo perfeitamente tudo que vc quer dizer, meus filhos tb não se empolgavam muito, ficam cansados, pedem que tudo passe logo pra que voltemos ao nosso normal, pois estamos muito nervosos.
      Eu acho tb que esse negocio de casa própria é muito cultural, está enraizado na nossa cultura de tal forma que o sonho da vida dos brasileiros é esse.. mas pra mim não funciona desse jeito.. o sonho da minha vida é fazer as coisas que eu gosto, viajar, comer em lugares diferentes, fazer coisas diferentes, afinal o que fica são as nossas lembranças, os bons momentos que vivemos, é assim que eu sinto, por isso que a casa própria não é o sonho maior da minha vida.. é péssimo pagar aluguel? com certeza é.. mas o ponto não é exatamente pagar aluguel ou não, mas ter uma casa que te dê paz e tranquilidade, seja alugada, comprada, pequena ou grande.. e passar por essa via crussis, eu não vou querer nunca mais mesmo.
      Mas é como respondi em algum comentário acima, não é que me arrependo propriamente, agradeço por ter conseguido fazer esta única vez, pq agora posso dizer que conclui uma etapa e partir pra outros projetos de vida!
      Beijos e obrigada!

      Excluir
    2. Oi Ana, é verdade, desta vida não levaremos nada. O Mais importante é sermos felizes. Tem pessoas que moram de aluguel e são muito felizes, com certeza o que importa é um lar, seja ele grande ou pequeno, próprio ou não...rsrs
      Bjus e que Deus abençoe cada dia mais vc e sua família. Também penso como vc e identifico muito com seu ponto de vista...

      Excluir
  25. Oi Queridona, Tudo bem?!
    Passei para desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo cheio de Paz, Saúde e muitas Felicidades!!
    Que Deus abençoe vc e sua família imensamente!!
    Estou saindo de férias e mais uma vez... vou ficar uns dias longe da blogosfera, rsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      De novo vc vai sumir? Mal apareceu rsrs
      Um feliz natal e excelente ano novo pra vc e sua familia!
      Beijos

      Excluir
  26. Ana Júlia eu AMEI esse post!! Me identifiquei com vários aspectos que vc disse.
    Realmente, quando começamos a levantar os comodos, achei que estava tudo minusculo, depois que terminou e rebocou as paredes achei que ficaram imensos!!kkkkkk
    Sobre mão de obra, sim, com certeza, absolutamente, é SORTE. Por enquanto, dei sorte, mas a mão de obra é bem carinha...
    E se vale a pena construir, é como vc disse, depende de tantos fatores!! Essa é a sua verdade e tem de ser respeitada.
    Eu ainda não sei se construiria novamente, mas também ainda não acabei a obra.

    p.s e como está a adaptação na casa nova??? Também queremos saber!!
    Eu comprei Elizabeth!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijos
    www.umacasanabahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!
      Obrigada pelo apoio!
      Ahhhh ainda está tudo uma baguncinha, pondo muitas coisas no lugar.. mas vai rolar um post com fotos de como ficou ainda.. pq o ultimo tinha sido ainda sobre a obra.
      Ahhhhhhhh vc tb comprou Elizabeth rsrsrs tomara que vc dê mais sorte que eu com o seu lote, pq eu me ferrei legal!
      Beijos!!

      Excluir
  27. Oi Ana Júlia, tenho certeza que a maioria das pessoas que constroem pensam como vc, ficam com esse mesmo sentimento , de não construir nunca mais. Eu como já tinha construído 2 casas anteriormente ( para o meu amigo) , quando chegou na minha vez, já tinha uma noção bem maior, já conhecia muitos fornecedores bons e ruins principalmente. Tive alguns problemas, mas tudo bem tranquilo. Os prestadores de serviço não me deram trabalho, foi tudo bem tranquilo, a marmoraria por exemplo me entregou até muito antes do prazo. Mas a experiência contou muito aí, com certeza. Estou satisfeita com a minha casa, por isso não penso em construir novamente,mas se caso fosse necessário , faria de novo. Hoje estou ajudando a Cintya ( blog Construindo na Primavera), embora não seja a minha casa, a responsabilidade fica até maior , então a tensão de querer ver tudo dando certo é a mesma. Parece loucura,mas me "encontrei" na construção.
    Pelo pouco que te conheço sei que vc vai a fundo em tudo, que ama ou odeia, que os sentimentos são muito intensos, e isso te faz realmente sofrer mais esse stress de obra.
    Mas com o tempo, o sentimento ruim vai passar, a felicidade de poder morar em uma mansão linda e maravilhosa é que vai prevalecer. Parabéns, pela conquista, pela vitória !!
    Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia!
      Sem duvida nenhuma a experiência faz toda a diferença! Com certeza se eu estivesse começando outra casa hoje, seriam outros quinhentos.
      E vc está certa, pra mim é tudo muito intenso, mas o problema maior mesmo e talvez esse seja o meu grande defeito na vida, é que eu espero das pessoas que elas sejam iguais a mim.. então quando alguém tem um comportamento que eu não teria, eu não consigo digerir.. e a palavra é digerir mesmo.. aquilo fica embolado no meu estômago e eu passo mal, fisicamente inclusive.
      Porque se eu te falo que vou fazer uma coisa, eu vou.. se falo que vou chegar na sua casa as 8h, pode ter certeza que as 7.55 eu ja estou lá.. entao é mtooo dificil pra mim quando as pessoas nao sao assim.. e nao só na obra, na vida em geral.
      Te agradeço pelas palavras e companhia de sempre ao longo desse ano... lembra que 1 ano atrás estávamos tão ansiosas.. e agora ja acabou!!!
      Como o tempo voou, nao acha?!
      Um grande abraço e um Feliz Natal pra vc e sua familia!

      Excluir
    2. Pois é Ana, eu tb sempre esperei das pessoas que tivessem o mesmo comportamento que o meu,com o tempo aprendi que não adianta, não vai ser assim mesmo, pelo menos com a maioria das pessoas.Tb sou super pontual, se marco com alguém, com certeza vou chegar antes do horário marcado. Hoje em dia sei que não funciona assim, as pessoas infelizmente não te correspondem a mesma altura. Eu achei que o tempo voou mesmo, parece que foi ontem que só tínhamos o terreno, hoje já temos casa. Um grande abraço, um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações !!!

      Excluir
  28. Oiiiiiiii Ana!!!! Chegou meu presente de amigo secreto, fiquei muuuuuito feliz quando vi que era vc rsrsrs
    Acerto em cheio do presente, ameeeeeiii!!
    Fiz um post com as fotos do presente aqui em casa rsrs
    Muito obrigada

    http://meupalaciode64m.blogspot.com.br/2014/12/amigo-secreto-das-blogueiras-meu.html

    Desejo a você e sua família um lindo e abençoado Natal. Muita alegria!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi Ana!
    Cadê as fotinhos? Post sem figurinhas não dá né? rsrs... brincadeirinha!
    Amei o post!!! Verdades bem ditas!! kkk
    Eu acrescentaria mais... demorei mais de 1 para entrar na minha casa; quase morri de ansiedade e stress, literalmente, parei 3x no médico com o coração saindo pela boca e com falta de ar, aff... briguei com os pedreiros e com o arquiteto desqualificado que administrou tudo fiquei de mal depois de entrar na casa, a pessoa recebeu o combinando mas deixou a desejar, quando pedi reparos o homem sumiu. :(
    Agora uma coisa é certa... a emoção de construir aquilo que você sonha e sair de onde você morava não tem preço e valeu cada esforço!!! Amo minha casa, meu lar e faria de novo só que agora com mais cautela quanto aos profissionais e colocaria mais detalhes no projeto e no contrato, que antes eu desconhecia, haha
    Feliz natal e um abençoado 2015!!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      Acho que se todas fossemos fazer uma lista juntas de todos os problemas, essa lista não teria fim!
      Tenho ciência de que passei problemas, mais do que algumas pessoas, menos do que outras.. me sinto na média, mas pra mim, já deu!
      É uma satisfação estar na casa que eu planejei.. mas é que eu coloquei tanta expectativa nisso, mas taannnntaaaaaaaa que no fim acabou deixando a desejar, sei lá.. estou de qualquer forma feliz e agradecida.
      Beijos e um excelente ano pra vc!

      Excluir
  30. Oi Ana Julia.

    Vim la do post do seu presente de amigo secreto da Cris pra te conhcer.
    Meu marido trabalha com obras, temos uma construtora pequna e eu sei de pagar adiantado é sempre encrença. Não é fa´cil, tem que ter muito pulso firme pra lidar com este tipi de mão de obra. O qu eé o sonho da gente é apenas mais um piso no dia a dia deles.
    Mas espiei tua casa e sei que passado este estressse vc via ficar muito feliz com o resultado, tua casa ta muito linda, parabéns! Essa é a realidade, as casas que vemos nas revistas parecem perfeitas. Até arquitetos erram e se perdem e algum ponto do projeto.
    Adorei seu blog.

    bjus
    ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada pela visita e seja sempre bem vinda!
      É verdade... a maior de todas as verdades aliás.. o que pra nós é um sonho, pra eles é só mais um trabalho, vai ver que por isso não dão a menor importância né.
      De modo geral eu estou feliz com o resultado. Perfeito não está, com certeza faria coisas diferentes hj, mas são poucas coisas.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  31. Ana, eu descobri que sou muito, mas muito mais forte que pensava... estou reformando uma casa e morando na obra... consegue imaginar? Nem no seu pior pesadelo.... kkkkkk E de fato, concordo com tudo o que vc falou! É pura sorte essa coisa do prestador de serviços, às vezes o que é bom pra vc não é pra mim... eu também sou metódica e gosto muito de detalhes, acabamentos... Erros, já perdi as contas de quantos foram, agora nem contabilizo mais, procuro uma solução paliativa para o problema. O meu azulejista está há um mês fazendo 2 banheiros, tem ideia? Ele atrasou o gesseiro, o pintor - TODO MUNDO... mas como o serviço dele é impecável, aprendi a me controlar e fingir que está tudo bem... enquanto isso, eu vou morando na cozinha.... Como ainda estou vivendo a fase da reforma, vivo me perguntando porque fiz isso?! Mas enfim, a gente ai aprendendo né... rsrsrsrs

    Reformando Nosso Lar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!
      Ahhhh mas sem dúvida reforma é pior que construção.. primeiro pq é só acabamento e acabamento é o grande problema.. e depois pq vc precisa morar com a reforma e ai é caos!
      Te admiro pela força viu.. espero que consiga superar as dificuldades e chegar bem ao final!
      Meu azulejista tb demorou demaaaaais pra terminar os banheiros.. além de ser super lento, ainda tinha que ficar dividindo ele com outras obras. É dose!
      Beijos

      Excluir
  32. Oi Ana!
    Lendo seu post só penso na seguinte frase: -Você sou eu amanhã....rs...
    Eu e meu marido sempre sonhamos em morar em uma casa de campo, por isso (e por falta de opção $$$) resolvemos comprar um terreno em um condomínio em Louveira, com a intenção de construir. Compramos recentemente, mas já estamos um pouco desanimados com os relatos dos vizinhos a respeito da mão-de-obra. Mas infelizmente para alcançar nosso sonho, vamos ter que superar dessabores, não tem jeito.
    Vamos ser "vizinhas" de cidade, estou ansiosa por indicações, principalmente de arquiteto, já que estamos em busca de um para iniciarmos o desenho do projeto. Caso seu arquiteto não tenha sido incluído na sua black list....rsrs...poderia encaminhar o contato?
    Grande beijo e muito obrigada por partilhar conosco a sua experiência.
    Débora Salvetti







    Ana,




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora!
      Olha.. se construir é a unica opção viável pra vc eu não vou te desencorajar.. acho que é uma experiência possível, apesar de eu não querer passar por ela de novo rsrs
      Bom se quiser o contato do escritório me mande um email (anajdonadon@yahoo.com)
      Beijos

      Excluir
  33. Oi, amiga!
    Construir novamente, nessa existência?!
    NEVER!!!! Com letras garrafais e em neon!!!
    Incríveis, as semelhanças nos perrengues, amiga! Imagina, eu morando" na garagem e suíte?! Os guris, socados, sem ar condicionado, num cafofo! Essa é a minha realidade! Fora, chuva q resolveu não dar trégua, pra coisa andar!
    Concluímos a primeira laje, e nada de levantar uma carreira de tijolos da segunda..aff...
    Fora, que ainda tem a área da piscina! Mas, quero um bom tempo, pra depois pensar nisso!
    Depois, quero, leia-se- preciso de férias!
    Ah? Detalhe? Minha mãe, quebrou o fêmur, ficou 31 dias internada, e, graças a Deus, já está em casa, ai, como sou filha única, marido vive viajando, fica tudo por minha conta!!
    Haja fios, pra ter força, na peruca! Tô quase fazendo implantes!!!rsrsrs!
    Até voltar a fumar, voltei! Precisava de uma válvula de escape. Ao menos, espero que meus pulmões resistam,...rsrs
    Beijos, lindona, e, daqui a pouco vamos estar na fase de decor...ai, sim, há de ser tuuudo de bom! Espero, ao menos! Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia!
      Hahahaha adorei a sua resposta, never ever ever!
      Falei acima pra Eliane, reformar é ainda pior que construir, vcs tem mta coragem! Tiro meu chapeu mesmo!
      Pior eh a chuva cair sem parar em alguns lugares e faltar tanto em outros neh..
      Torco pra que dë tudo certo por ai amiga, que sua mae melhore e sua obra decole!
      Beijos!!

      Excluir