terça-feira, 22 de outubro de 2013

Acompanhamento de Obra e Armazenamento de Material

Ola Meninas (os)!!!

Em primeiro lugar quero agradecer pelas mensagens no post anterior, pelos merecidos tapas na cara que vcs me deram.

Eu estava numa semana muito ruim e com a ajuda de vcs e o tempo pra pensar, ja estou me sentindo melhor e mais animada, obrigada!!!

Maaaaaaaas ontem conversando com o meu pai, fiquei com uma pulga atras da orelha, ele estava tentando me convencer que da muito trabalho gerenciar a obra a distancia sem um acompanhamento diario, principalmente para controlar os materiais.

Portanto, gostaria de saber de vcs, como fizeram ou pensam em fazer nas suas casas, contrataram que tipo de acompanhamento???

A maior preocupacao que ele me colocou na cabeca foi relacionada a roubo de material da obra :(((

Ja li em diversos blogs sobre amigas que foram roubadas... No entanto, vale lembrar que vou construir em condominio fechado, onde os prestadores de servico em obra tem seus carros revistados na entrada e na saida.

O caso eh... em Vinhedo, o preco praticado na praca tem sido de 10% do valor global da obra para acompanhamento por um engenheiro, que vai monitorar o trabalho dos pedreiros e conferir material, e esse valor eh pago mensalmente mediante uma planilha de acompanhamento de tudo que foi pago de mao de obra + tudo que entrou de material.

Entao, se eu paguei 10mil de mao de obra + 10 mil de material, no fim desse mes eu tenho que pagar 2 mil reais pro engenheiro que acompanhou!

Ahhhh e esses 10% eh com uma boa negociacao, pq tem muita gente que pede entre 12 e 15 %.

Quando eu multiplico isso por 450m2 que eh o total da minha planta + R$500,00/m2 de mao de obra, o valor eh assombroso.

Ate ontem a minha intencao era contratar um acompanhamento semanal, que encontrei em torno de R$180,00 por visita, o que por mes daria R$720,00, pois pretendo contratar a mao de obra do pessoal que trabalha pro escritorio onde fiz meu projeto arquitetonico.

E para acompanhar nos demais dias contaria com o meu pai e com o meu sogro que moram na regiao.

Opinem, por favor!

Beijos!!!


39 comentários:

  1. Vixe... eu acho que vou colocar minha mãe pra acompanhar a obra...
    Mas nunca tinha pensado nisso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      Foi o que pensei tb, colocar os pais pra ver, MAS acho que ngm ve as coisas com os nossos olhos e eu sou extremamente detalhista e chata.

      Excluir
  2. Na minha obra, sou eu mesmo que acompanho, 2 x por dia estou lá, imagino que ficaria doida se estivesse longe rrsrs, já peguei vários erros indo lá conferir, mas o preço por aqui é esse mesmo...10% do valor da obra. É difícil essa decisão né, mas acho q nem tanto pelo material, já que é condomínio. Mas pelo acompanhamento da execução da obra mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha!
      Se eu ainda morasse por ai, certamente iria essas mesmas 2x que vc vai.. preciso tomar uma decisao quanto a isso, tb acho que é mais pelo acompanhamento que pelo roubo, mas ambos me preocupam.

      Excluir
  3. Ana,eu aluguei uma casa no condomínio ao lado do que eu estou construindo! A vantagem é que a todo momento eu vou lá,levo apenas 5 minutos.
    Por ser condomínio ajuda bastante em reduzir os roubos,pois não pense que somente pedreiro tem a mão leve,tem morador que tem a cara de pau de fazer isso,e a culpa cai sempre no pobre do trabalhador.
    Eu estou por conta da minha obra,marido só abre o bolso,euzinha que faço as compras e negocio com o povão.

    http://jackcarlosdt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack!
      Essa é uma boa possibilidade. Morar no meu proprio condominio nao da. Tem apenas uma casa alugando la e é o olho da cara. O condominio tem apenas 30 lotes, juro por Deus que eu espero que os moradores nao roubem uns dos outros pq seria no minimo ridiculo, ja que todos se conhecem e tal.
      Mas, me mudar pra Vinhedo pra acompanhar a obra implica em varios fatores, como diminuir a minha renda.. e ai o bicho pega, vamos ver!

      Excluir
  4. Ih Ana, nesse quesito vou ficar te devendo. Mas já li nos blogs de construção gente que contrata um administrador pra obra inteira ou arquiteto pra visita semanal....mas não sei como funciona! Só achei 2.000 /mês caro pra evitar roubo e acompanhar.

    Espero que encontre algo que se adeque ao q vc tá precisando!

    Bjin

    Juci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juci
      Então... e 2 mil por mes é so pra ilustrar, pq no geral vai ser bem mais que isso.. nos meses de colocar esquadrias por exemplo, ou gesso, comprar revestimentos, essa conta sobe horrores, podendo chegar a quase 7,8 mil.
      Se fosse 2 como preço fixo, nem seria tao ruim :)

      Excluir
  5. Sinceramente jamais pagaria pra um engenheiro 10% pra acompanhar a obra pois o maximo que eles vão fazer e passar la um vez por dia e olhe la e o restante vai ficar ao deus dara.O negocio e vc de repente contratar um administrador, "tipo" mestre de obra que fique por la o dia todo. Afinal sempre falta um material aqui outro ali, e se não tem ninguem pra ir comprar a obra para. Aqui compro em um material de confiança que eles me mandam e eu acerto no final da semana. O negocio e que deixar uma obra sozinha não da, a coisa não flui e o disperdicio de material e grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gloria!
      Vc tem toda razao, deixar a obra rolar solta, nem pensar.
      Tb acho 10% um absurdo, creio que deveria haver um valor fechado mensal. O que o arquiteto tem a ver se eu compro uma torneira de 200 ou de 2mil reais? Toda vez que for comprar algo, vou lembrar que 10% vai pro arquiteto, isso pra mim soa bem absurdo, mas enfim, nao somos obrigadas a contratar né.
      Estou avaliando as possibilidades.

      Excluir
  6. Oi Ana! Acho que é importante ter alguém acompanhando a obra, pois se não o trabalho não rende muito e há muito desperdício...É bom quando alguém da família ou de confiança pode ficar mais presente na obra, acho que faz o negocio render mais...Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Sim, tem razão, além do roubo, precisamos pensar no desperdício.
      Sobre o negócio render, penso que tb é do interesse dos pedreiros, pois os cronogramas de pagamento estão sempre atrelados aos de entrega, pelo menos com o pessoal que eu tenho cotado. Pagamentos a cada 15 dias, em cima da entrega do combinado...

      Excluir
  7. Eu também "ainda" tenho esta dúvida Ana. Maaass, meu marido não, já decidiu que vamos contratar uma construtora para acompanhar a obra, contratar pessoal e fazer as compras. Estamos aguardando a proposta deles, mas a previsão é que fique tb nos 10%.
    Já fomos a obras deles para ver como ficaram e tivemos algumas reuniões. Esta semana eles devem nos mandar a proposta formalizada.
    Nós, como não temos experiência nenhuma, nem tempo para ficar vigiando obra e comprando, achamos que esta contratação vai nos trazer conforto e tranquilidade, pelo menos assim esperamos.
    Já vi muitas amigas blogueiras dizendo que, na fase de construção de uma casa, o casamento tem que estar muuito bem e firme...tenho 18 anos de casada, então, qualquer coisinha é um Deus nos acuda. Então pensando nisso, não quero ter stress com marido por causa de obras.
    Agora é por nas mãos de Deus e esperar que Ele nos ajude na melhor decisão e na melhor escolha dos profissionais que irão fazer nossos sonhos se tornarem realidade.
    abç e boa escolha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Eu acho que uma construtora que faça tudo sem duvida é a opçao ideal, embora eu pense que tb vamos ter que ficar de olho.
      Não sei valores, talvez seja um preconceito achar que é tão mais caro, de repente nem é tanto assim, precisamos realmente buscar todas as possibilidades!
      Tb tenho medo da obra gerar estresse na relação, fora todo estresse que já é pra gente individualmente. Tem horas que eu fico tão deprimida e cansada por ter que trabalhar tanto pra levantar o dinheiro da obra, que eu tenho medo de olhar pra casa e não gostar dela por me lembrar de tantos dias dificeis.
      Mas vamos em frente e boa sorte pra nós!

      Excluir
  8. Olha Ana, há 2 anos atrás um amigo me convidou para gerenciar 2 obras de alto padrão.Embora eu seja administradora, nunca havia trabalhado no ramo da construção,mas resolvi encarar. Não vou dizer que foi tudo bem fácil,mas não foi nenhum bicho de 2 cabeças rsrs.Depois dessa experiência resolvi construir a minha casa. É importante ter sempre alguém de "olho" na obra , se vc tiver o seu sogro ou seu pai para estarem lá, já resolve. Se eles puderem fazer as compras, daí já resolve o seu problema. Acho muito caro o valor de um engenheiro para administrar, pois ele não iria lá diariamente. Precisa ficar muito atenta com a quantidade de materiais que o pessoal pede, só pra te dar um exemplo, o eletricista me pediu 55 rolos de fio para a casa, cada rolo tinha 100 metros, eu achei a quantidade absurda,mandei o eletricista embora. Contratei outro, e usamos 26 rolos ( a média do preço do rolo é R$ 100,00) imagina só o quanto seria o prejuízo. Lógico que esses rolos seriam levados embora de alguma forma. Outra coisa que nunca faço é comprar em local onde o pedreiro "tem conta", onde é amigo do dono da loja. Eles ( lógico que nem todos, claro) te pedem 50 sacos de cimento, daí vc pede nessa loja do amigo do pedreiro, e ele entrega 40 sacos na sua obra e 10 sacos em um outro lugar. Como vc não vai estar lá para conferir, vc perde 10 sacos, e assim vai. Falo isso, porque conheço pessoalmente pedreiros que fazem isso, infelizmente.
    Boa sorte, pense com carinho e Deus vai colocar a melhor opção no seu caminho...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia!
      Bom, vc que tem experiencia em administrar, certamente sabe o que diz, ja fico mais confiante em ter meu pai e sogro olhando. Tb não entendo pq precisa ser um processo tão doloroso e dificil... na minha cabeça devia ser mto mais simples do que pintam por ai. Tenho medo desses exemplos que vc deu, é muita gente mal carater por ai e como vamos fazer pra identificar essas pessoas se nao estivermos em cima né?!
      Obrigada!

      Excluir
  9. Oie Ana Julia!
    É bom saber que vc esta melhor!!! Isso aê garota não deixa a peteca cair! rs
    Olha realmente isto é uma coisa que precisa ser avaliada, pq por mais que os pedreiros sejam bons, vai ter sempre uma coisinha ou outra....Contratei um engenheiro ao invés de arquiteto pq este, além do projeto fazia o acompanhamento na obra, mas mesmo assim, eu vou lá quase todo dia e meu namorado 2 vezes por dia e quem se encarrega de fazer pedidos de materiais, orçamentos, somos meu boy e eu e te adianto que tem horas que é uma loucura...
    Acho imprescindível alguém acompanhando sua obra e quanto mais, melhor, pois esses dias o engenheiro e eu ficamos 2 dias sem ir e meu namorado indo 2 vezes no dia não viu uma caca que os pedreiros tinam feito, quer dizer, é bom tb ter olhos clínicos, no caso, o pessoal que vc esta pensando para avaliar e se possível seus pais, parentes, desta forma por mais que eles não entendam, ajuda a fazer uma pressão!
    E em relação ao engenheiro, não sei como este que vc viu trabalha, mas o meu só vistoria o trabalho mesmo, como eu disse, pedido de materiais e tals fica por nossa conta. E como vc não terá tempo pra isto, de repente é melhor contratar então uma pessoa responsável do que um engenheiro, pois assim, ele tb ficará encarregado de pedir os materiais...
    Enfim, pense com calma e em todas as possibilidades, com certeza vc encontrará uma que te ajudará.
    Pensamento positivo e bola p frente!
    Beijos,
    Grazi
    www.decorsalteado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      Esse esquema que eu expliquei me parece um modelo comum, onde o arquiteto ou engenheiro faz uma visita diária na obra, além de fazer cotação de materiais, pedidos e confere a entrega. Soa muito bem, dá impressao ate que nem precisaria me preocupar.. não fosse o valor mto alto pra ter esse serviço. Não que não valha a pena, mas a obra em si ja demanda tanto dinheiro que cada coisa faz diferença.
      Estou pensando com mto carinho nessas possibilidades, obrigada!

      Excluir
  10. Oi Ana!
    Eu contratei meu arquiteto para administrar a obra, fiz contrato com valor x da construção para ele me entregar a casa pronta!!! Ufa... foi minha sorte... porque dai ele ficou encarregado dos pagamentos, contratação dos pedreiros, materiais, profissionais, fornecedores, tudo! E ele ia várias vezes na semana na obra vistoriar e falar com os pedreiros!
    Eu ia diariamente ver como estava, quando encontrava defeitos, ligava para ele e ele resolvia com os pedreiros!! Mesmo assim o pessoal fez corpo mole e atrasaram 3 meses a conclusão da casa :(
    Como foi ele que fez meu projeto e me passou o valor x da casa pronta, não sei quanto ele ganhou de lucro, só sei que ficou mais em conta do que se fosse com construtora!!! Pois orçamos de várias formas para ver a melhor solução e agradeço a Deus por ele ter administrado, é muita coisa para cuidar e eu ficaria mais debilitada do que fiquei, rsrs
    Agora tem muito pedreiro safado, vê a casa e crescem o olho sabe, dai pensam que o dono tem dinheiro para jogar pra cima e começam alguns claro, a roubar, fazer corpo mole para ganhar mais e assim vai, todo cuidado é pouco e não deixe de fazer contrato!! A melhor saída para você seria uma construtora para te entregar a casa pronta e administrar tudo, acredito que construindo sozinha sem muita experiência o prejuízo acaba sendo maior do que valor extra pago para eles :)
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      Esse modelo que vc usou deve ser otimo e reduzir muito as preocupações e o tempo que vc tem que gastar com a obra.
      Estou ponderando esses pontos.. acho que a verdade é que eu gostaria de poder acompanhar, eu tenho me apegado muito a esse assunto construção e ficaria muito feliz em poder acompanhar diariamente e de pertinho, assim alem de economizar, veria meu sonho sendo levantado a cada pedacinho, alem do que, por mais que eu pague alguem pra olhar todo dia, ninguem vai ver com os meus olhos, ninguem, nem meu pai, meu sogro, muito menos o engenheiro que estiver la... tenho medo disso, pq eu sou muitissimo detalhista, vejo tudo, qualquer desnivel, qualquer coisa torta, por isso, acho que sofreria menos se eu mesma pudesse gerenciar.
      Obrigada!

      Excluir
  11. Oi Ana, vim agradecer os comentários e visitinhas, no blog... Fico muito feliz por sempre te ver lá.

    Na verdade eu não entendo muito de obra grande. Acredito que se vc puder disponibilizar seu pai e sogro pra verificarem, não seria necessario um acompanhamento de 10%. Eu pagaria o pessoal do projeto.
    Porem, realmente a questão do roubo é complicado. Apesar do seu ser em condominio (o que eu acho que inibe muito mesmo). E tambem o pedreiro ou construtora será de um outro padrao.
    Mas como entendo um pouquinho só de obra pequena e nada de obra grande, deixo a opinião para nossas colegas ...

    Bjus
    oqueacontecenacasinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaisa!
      Claro que vc entende! Seja do tamanho que for, obra é obra :)
      Eu concordo que 10% é demais pro meu bolso.. estou pensando muito nisso, diariamente.
      Obrigada!

      Excluir
  12. Ai menina muito caro! Eu noseu lugar colocaria pai e sogro pra vistoriar e te avisar quando precisasse de material. Pois vistoria e administrar a obra é difícil e cansativo. Mas vale a pena. Porem se vc acha q vai cansar seu pai e seu sogro e tem condições de pagar, então talvez valha a pena pagar.
    Ps:adorei seu comentario no meu blog, vou dar uma testada ver como fica. Bjs
    http://construcaodeumsonhoadois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      Vc tirou a expressão que eu queria.. é dificil e cansativo.. mas dai, o meu trabalho tb é dificil e cansativo, acho que prefiro o dificil e cansativo da construçao da minha casa... se pudesse tiraria 1 ano de ferias pra ficar la o dia inteiro :)

      Excluir
  13. Olá Ana Julia, conheci o seu blog hoje e comecei a seguir se puder conhecer meu cantinho estou começando a contar minhas coisinhas lá...
    um abraço

    Natalia

    http://contandominhascoisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia! Seja sempre bem-vinda, vou lá te visitar sim!

      Excluir
  14. Oi Ana,eu não tenho blog mais tbm estou construído,minha casa não e tão grande quanto a sua,eu mesmo estou supervisio nando e mesmo assim a mina garagem que teria que ficar com 5m,ficou com 4,30,como o material como tijolo e areia ficava na garagem não pude medir antes.então sempre tem alguma coisa que agente precisa ficar de olho,no seu caso o seu investimento e bem alto,o valor pode ficar maior se vc não confiar a alguém pra acompanhar,por isso acho que vale a pena vc pagar pro seu engenheiro e pedir por seu pai ou sogro estarem sempre lá.bjs e que Deus possa colocar no seu caminho pessoas honestas e correta no seu caminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      caramba, deu uma diferença grande na sua garagem né!
      tenho medo desse tipo de problema.. por isso tantas duvidas!
      As possibilidades são tantas, minha cabeça roda de tanto pensar!
      Obrigada

      Excluir
  15. Oi Ana, no meu caso fiquei só com o pessoal da mão de obra que contratei e meu pai ia lá olhar e acompanhar de vez em quando. Mas só que na parte de acabamento é que precisei dele bem mais presente na obra, para acompanhar a instalação das coisas, como as pedras de granito, portas, rodapé, laminado, luz, gesso.......para isso precisa ter alguém lá olhando...
    bjos e boa sorte
    "desejo uma casa"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      Entendi.. era tb o meu pensamento inicial.
      Tenho medo de desperdicio, roubo, mas tb de paredes tortas, acabamentos mal feitos.. pior é que se deixar meu pai e sogro olhando acabamento, não vai dar certo, pq homem pra começar, vc sabe, nem sempre é tão detalhista... por isso que no fim sempre acho que a melhor opçao sou eu vendo mesmo :)

      Excluir
  16. Oi Ana,
    No meu caso foi bem diferente, como foi nós mesmos que fizemos tudo desde o inicio não tivemos nenhum problema, pois era nós mesmos que cuidava de tudo, nunca deixamos nenhum material na obra comprávamos conforme íamos usando e a entrega era feita somente nos dias em que estávamos na obra trabalhando, então nunca compramos aquele monte de material para deixar na obra, comprávamos aquilo que seria usado naqueles dias entende, totalmente diferente do seu caso. Mas é sempre bom ter alguém olhando, assim além de roubo não tem disperdicio de material ... eu pagaria as pessoas que fizeram seu projeto, bem mais em conta e colocaria seu pai e seu sogro já que são pessoas que vc pode confiar realmente, as vezes gastamos os olhos da cara com engenheiros para fazer esse trabalho e no fim pode acabar sendo um dinheiro jogado fora pois existem muitos profissionais por ai que não tem bom caráter, e as vezes não estão realmente nas obras fiscalizando como deveria...
    Gostei de ver vc mais animada novamente, é isso aí força amiga e sempre tenha muita fé que tudo dará certo!!

    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Acho que o esquema de vcs é ótimo, pq vc esta sempre no controle, não passa raiva, não tem que depender da boa vontade dos outros, é o ideal!
      Concordo que pagar não é garantia de que vão fazer bem feito... mesmo que não seja um mal carater olhando, o olho do dono é que engorda o boi né.. penso que na obra não é diferente!

      Excluir
  17. Oi Ana... nossa eu achei bem caro esse trabalho... no meu caso, foi meu noivo junto com o nosso pedreiro que fizeram as vistorias dos materiais... mas no seu caso, como a obra é grande e vc mora longe, acho que compensa pagar um arquiteto para isso e ficar tranquila!
    fico feliz que esteja mais animada!
    beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Eu acho que o tamanho da obra nem é tanto o maior problema, o tempo é!
      Se eu morasse perto, grande ou não, seria tudo diferente, mas pra morar lá, eu perco parte da minha renda, dai ja viu.

      Excluir
  18. Olá Ana...na obra daqui de casa quem faz o acompanhamento do serviço é meu marido e eu, mas moramos perto e devo confessar que é muito estressante.
    O serviço que vc quer contratar é um pouco caro, mas é diferenciado, penso que pode valer a pena e facilitar nas eventuais dúvidas que possam surgir.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Sí!
    Sim, é um serviço diferenciado, que sem duvida elimina muito do estresse.. estou availiando! Obrigada por opinar !

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ana!
    Vim conhecer seu blog e adorei!!! Quando eu tiver minha casa, terei muitas inspirações por aqui...
    De toda forma, vou ser sua vizinha... afinal, toda boa dona de casa tem o que compartilhar, né?

    Um beijo!
    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Ana! Eu nem saberia opinar, pois não passei por essa experiência...aqui a gente somente deu um tapa no visú e caímos pra dentro. Mesmo assim, nas 03 semanas de obra, meu marido vinha todos os dias, senão eles enrolam, relaxam. Acho q o acompanhamento do seu pai e sogro e 01X por semana do engenheiro é legal...pode até ser uma distração pra eles né...por outro lado, por serem familiares, talvez vcs se sintam intimidados de fazer uma cobrança maior. Faz uma experiência...vai q cola! Bjssss

    ResponderExcluir
  22. Oii vim te conhecer e ver como esta o andamento da sua casinha,tambem estou no mesmo maravilhoso barco prestes a começar a minha.
    Seguindo vc
    Beijo
    decorehouse

    ResponderExcluir