quarta-feira, 27 de novembro de 2013

E a obra vai ....

.. começar dia 09 de dezembro!!!!!!!!!!!

Mal posso conter a ansiedade!

AGORA SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA!

No sábado passado estive em Vinhedo conversando com os arquitetos e com o mestre de obras (vamos fazer com aquele mesmo que já trabalha com o escritório de arquitetura).

Fechamos a mão de obra no valor de R$520,00/m2 construído, não são contabilizadas áreas de varanda, nem o pé duplo na parte de cima (embora ele tenha que fazer toda parede e rebocar, só não tem mais uma laje).

Não estão inclusos no valor: reboco interno de salas e quartos, colocação de pisos nos quartos que não sejam piso frio, instalação de banheira, pintura e gesso.

A administração da obra vai ficar com os mesmos arquitetos, a princípio com visitas semanais ou quando seja necessário, se houver necessidades pontuais.

Essa semana estamos correndo atrás da ligação de água/esgoto e energia.

O mestre de obras deve passar no lote por esses dias para dar uma olhada na questão da terraplanagem, provavelmente terão que ser feitos alguns pedaços de muro de arrimo, pois vamos subir um pouco o lote, já que ele fica no fim de uma descida e não querermos ter problemas com acúmulo de água de chuva depois.

Toda rede elétrica do condomínio é subterrânea, então estamos esperando uma resposta do condomínio sobre alguma particularidade nesse caso, já que não temos que comprar poste, etc...

Não contei nossa história no blog antes, mas tem umas informações importantes que eu sei que podem ser úteis pra alguém...

Começamos a procurar lotes tem 1 ano, quando encontramos este, eu fiquei encantada e quis fechar de qualquer jeito.

Mas como ele estava bem acima do nosso orçamento, tivemos que financiar uma parte.

Fechamos financiamento no Bradesco, foi tudo muito rápido, em 2 dias estava tudo aprovado e ficamos esperando somente a documentação do proprietário e do lote.

O meu medo era que, num financiamento da Caixa por exemplo, tudo ficasse enrolado tempo demais e o proprietário acabasse desistindo, fora a minha ansiedade mesmo.

Notem: os bancos privados só financiam 70% do valor em prazo máximo de 10 anos.

Pois bem, para construir, precisamos de dinheiro né.. MUITO aliás.. vcs tem uma idéia pelo valor da mão de obra (olhem que não foi de longe a mais cara que encontramos).

Opções de financiamento para construir:


  • financiamento da obra x construcard
  • Caixa x Bancos privados
Financiamento da Obra

A caixa tem duas modalidades de financiamento:

  • Aquisição de terreno + Construção
  • Construção em terreno próprio
A CAIXA NÃO FINANCIA OBRA DE TERRENO ALIENADO EM OUTROS BANCOS

Se você deseja comprar um terreno e financiar a obra pela Caixa, tem que fazer tudo lá!

Ou comprar o terreno à vista.

PORTANTO eu não poderia financiar a construção na Caixa pois meu terreno está financiado com o Bradesco.

Logo a única opção para usar a Caixa seria quitar o terreno e partir para Construção em terreno próprio.

Aqui que vem a Sônia, do blog Minha Mais Nova Casa, que tirou todas as dúvidas que eu tinha, muito mais rápido que o próprio correspondente da Caixa.

Sônia, obrigada!!!!!

Existem muitas variáveis para o financiamento de construção com a Caixa, sugiro fortemente que vocês se informem muito bem sobre isso, caso tenham desejo de usá-lo.

Com todas as respostas da Sônia, estávamos cogitando realmente quitar o terreno e fazer o financiamento, porém quando começamos a entrar nos detalhes sobre isso, uma coisa falou mais forte: O PRAZO.

Fizemos e refizemos mil vezes as contas, para quitar o terreno, usaríamos o dinheiro que temos guardado e que planejamos usar para pagar a mão de obra.

Mas no final, dando nossas economias, as contas ficariam mais ou menos as mesmas no final, com a diferença de ter que enfrentar toda a burocracia da Caixa e esperar em torno de 5 a 6 meses pelo menos para sair a quitação do terreno e depois o financiamento.

Optamos então por usar cartões de construção para comprar material.

GENTE... nem meus arquitetos sabiam disso, mas o valor do Construcard da Caixa pode ser de até 180 mil reais sem dar garantias!!!!!

Com muita gente que falamos, a informação era de que o limite era de 30 ou 60 mil reais, mas não, são 180mil!!!

Posso afirmar isso, pois a aprovação do nosso cartão saiu ontem neste valor!

Infelizmente este valor não é suficiente para nossa obra, então o restante será coberto com um cartão de construção do Itaú, onde somos correntistas.

No Itaú tudo sai muito rápido, o limite do cartão vai de acordo com a sua capacidade de pagamento e em 1 semana recebemos o cartão em casa, é um cartão de débito, com bandeira Maestro, que você usa para pagar suas compras à vista.

Os juros do Construcard são maiores que o financiamento da construção e os juros do Itaú são um pouco maiores que o da Caixa.

Mas no nosso caso, tudo isso foi pensado e calculado, além de contarmos com dinheiro guardado para arcar com a mão de obra.

Bom, está ai a Bíblia sobre tudo que passamos para chegar até aqui, espero que seja de alguma ajuda para aqueles que também estão pensando em construir e organizando as contas!

Beijos e até o post PRIMEIRA SEMANA DE OBRA :-))))))))







70 comentários:

  1. Oie Ana Julia!
    Quantas noticias boas! Parabéns!!!!!!!!!!!! Que Deus continue abençoando essa nova empreitada! Não sabia desse negocio do cartão Construcard, bom saber, meu boy e eu optamos por fazer com nossa reserva, então devagar, pq vai mto dinheiro...mas é mto bom saber que temos este recurso disponível, ajuda a dar um gás, né?!
    Boa sorte e fiquei mto feliz com a noticia, vc tb vai ficar mto feliz com tudo isso, é mto bom ver nossa casinha saindo do papel...
    Beijos,
    Grazi Eleotério
    www.decorsalteado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      Obrigada pela força viu!
      Essa questão do cartão, como muitas outras na Caixa, é complicada, porque o que mais falta é informação certa.. os funcionários mesmo não sabem como funciona, o gerente não sabia, tivemos que procurar a gerente da agência pra descobrir isso!
      Fico feliz em poder compartilhar essa informação :)
      beijos

      Excluir
  2. Oii Ana, que bom que vão começar....estava sentindo sua falta aqui com notícias!!!! Eu tb fiz várias simulações de financiamentos, a que escolhemos, foi fazer o aporte da Caixa, é dar um imóvel em garantia do empréstimo, o juros ficou bem menor que o Construcard, mas tem q dar essa garantia....Mas to vendo que no final teremos que fazer um construcard para os móveis planejados, q não vai sobrar grana rsrs.....bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinhaaa!
      Eu tb vi sobre o aporte, mas a questão da garantia e do valor pesou.
      Uma das coisas que eu achei mais engraçadas sobre o Construcard foi isso.. o gerente dizer que as pessoas costumam pegar pequenos valores para pequenas reformas ou comprar móveis, fazer planejados, etc... mas afinal, o nome do cartão é CONSTRUcard né hehehehe
      Enfim, precisa ver se vale a pena financiar com o banco os móveis, acho que seria bacana vc procurar um parcelamento com a própria loja, ver se os juros não ficam menores.
      Beijos!

      Excluir
  3. Eitaaaa.... muito bom ter noticias!!!
    Vai ficar tudo lindo!!!

    Boa sorte. Estou aqui na torcida!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Oi Kelly!
      Obrigada pela torcida, agora espero sempre ter novidades!
      beijos

      Excluir
  4. UAU Ana, que bom!! Ah num dá mesmo pra esperar os 6 meses, é muuuita ansiedade!!rsr
    Tudo de bom nesse começo, que Deus a abençoe e acabem rapidinho!!rsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaisa!
      Olha, é claro que não estou pregando sair fazendo qq coisa para não ter que aguentar a ansiedade, mas na nossa situação, realmente não dá.. não aguento mais ficar onde estou, precisava ver essa obra começando logo ou enlouqueceria!
      Obrigada pela força
      beijos

      Excluir
  5. Que bom q está dando tudo certo e q vcs já vão começar a construir e fico feliz q vc deu notícias, pois estavamos com saudades. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!!
      Nossa, nem acredito que já é em 10 dias, meu coração está na boca :)
      Beijos!!

      Excluir
  6. uau... ótimas notícias! vai ser uma bela casa com certeza!
    e uma grande obra... boa sorte!
    beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      Obrigada pelo apoio, bota tamanho de obra nisso viu!
      Beijos

      Excluir
  7. Que delícia Ana,posso imaginar sua ansiedade,nós não optamos por financiamento,estamos fazendo aos poucos com o que entra e as economias,pretendemos fazer um construcard somente para os planejados.ahhh, seja bem vinda,rsrsrsr. Boa sorte na sua obra viu,e paciência tb,rsrsrsrs.

    Beijinhos
    A Casa da Elly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elly!
      É então.. tb tinha um pouco de receio quanto ao prazo do financiamento.. hoje sabemos como as coisas são, mas daqui 30 anos sabe Deus.. e a casa estar completamente alienada, me dava um pouco de receio tb!
      Foi isso mesmo que o gerente nos disse, que o pessoal usa mais pra fazer pequenas reformas ou móveis, acho que por isso não é divulgado que o valor chega a tanto no construcard!
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  8. Oi Ana, que notícia maravilhosa!!! Fico realmente muito feliz por vc, consigo compreender tudo que está sentindo. Não tem o que agradecer não, te passei as informações que eu sabia, com todo prazer. Que bom que agora vem obra pela frente, parabéns!!! Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia!
      Mais uma vez obrigada por tudo. Apesar da última vez que falamos, ainda estávamos inclinados a fazer o SBPE, aconteceram mais coisas e fizemos mais contas.
      Estamos numa fase difícil, eu principalmente, em relação ao trabalho, a onde estamos morando.. e o meu maior receio de todos seria espanar, não aguentar mesmo, sair do trabalho, querer ir embora de SP.. e sem ver nada acontecendo na obra, isso contribuiria bastante.
      Espero que agora com esse super incentivo, eu tenha mais forças pra continuar onde estou, assim, espero.. passar o Natal de 2014 na minha casa!!! Vc tb né!!

      Excluir
  9. Oi Ana Julia,

    Que bom que tá tudo seguindo um caminho certo, pensado, planejado com todo cuidado e atenção, que é o que devemos ter em relação a construção: planejamento. Que bom que você conseguiu o construcard! Continuando assim a sua obra só vai ter sucessos! Te desejo um ótimo início de obra, meio e fim tb! Parabéns! Beijos! Deivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deivi!
      É isso mesmo.. planejamento acima de tudo, imprevistos acontecem, mas ao menos entramos conscientes na obra!
      Obrigada pelo apoio!
      beijos

      Excluir
  10. Oi Ana,
    que bom que está tudo caminhando, foi muito bom saber que o construcard dá tudo isso de credito achei que era bem menos! agora vai dar pra me planejar melhor.... e agora que inicie as obras! =D bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rúbia!

      Para o público em geral, o limite é de 30mil.

      Para poder pedir até 180mil, você precisa ser correntista com 6 meses de movimentação ativa na sua conta!

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  11. Ana, quantas e quantas contas meu Pai....rsrsrsrs....acho q ficaria perdidinha viu

    Parabéns por tudo Ana

    ah...já tô vendo uma alternativa para leitura nos quartos. Nem tinha pensado nisso! Em breve alterações no meu projeto rsrsrsrsr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juci!
      São muitas contas mesmo, levantar uma casa do chão não é fácil não :)
      Que bom que o comentário foi útil, fico feliz :)
      beijos

      Excluir
  12. Oi.
    Te acompanho e gosto muito dos seus posts.
    Menina. Como gastamos né?
    Eu quero fazer uma pequena reforma em casa e já estou de cabelo em pé, pois os moços tem pedido mutio.
    Agora imagino vc que está construindo uma casa linda.
    Vc diz que 180 não vai dar, então quanto acha que custará tudo, so para eu ter uma ideia.

    Bjs e parabéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, tudo hoje está caríssimo, só os nossos salários que não né :-)
      A nossa projeção é de +/- 1500/m2 construído incluindo material e mão de obra.
      Mas isso depende muito do acabamento, ele que vai fazer toda diferença.
      Claro, a mão de obra também, tem localidades onde vc encontra o m2 por mais de 100 reais a menos do que esse valor que fechamos.
      Antes de fechar o escritório de arquitetura, visitamos a obra de um arquiteto que tinha terminado de fazer uma casa onde gastaram apenas 1100/m2, mas isso porque os acabamentos foram bem simples... sem porcelanato, sem mármore, etc..
      Espero ter ajudado
      beijos

      Excluir
  13. Oi Ana!!
    Que bacana ler esta notícia! Tb não vejo a hora de começar a minha.
    Então no condomínio demorou 15 dias a aprovação...já na prefeitura sabe Deus, né...mas pretendemos ir lá toda semana, se não todo dia, só p/ encher o saco mesmo. Uma advogada ofereceu prestar serviço p/ exigir da Prefeitura que cumpra um prazo que segundo ela está em lei...mas p/ isto cobrou R$3000,00!!! ( tá louca???). Nem pensar né!
    Não sei como, mas vamos pressionar. Fiquei sabendo que em Julho montaram uma forçam tarefa e em 3 dias aprovaram 150 projetos...quem sabe neste fim de ano eles não façam o mesmo? Já me alivia o stress
    Sobre o financiamento que vc comentou neste post...meu terreno tb está alienado, mas é com a incorporadora que loteou a fazenda onde é o Swiss Park...vamos financiar a construção com o Santader(bco que temos relacionamento a muito tempo) o que facilitou nossa análise de crédito sem muita burocracia e sem contar q lá é privado, portanto não tem enrolação.
    Temos umas economias e pretendemos quitar o terreno para poder pegar a grana do finaciamento, que será em 30 anos.
    Não gosto muito de ficar pensando em como será no futuro, etc...assim como vc eu não vejo a hora de sair de onde estou. Tb estou no meu limite...já avisei ao marido que se esta casa não sair no próximo ano...ele que se prepare porque vamos comprar algo pronto!
    Quanto a equipe de construção, é provável que fechemos com a Construserra mesmo( de Mairiporã)...segundo conversamos a mão de obra dele, está mais barata do que aqui em Campinas, onde pessoal faz o preço conforme o local da construção.
    Nossa intenção é que não passe de 2000,00 o m2.
    Enfim...boa sorte pra nós e Deus que caminhe à frente, pois ele sabe de nossas lutas e o quanto merecemos, né.
    BJos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Foi bem rápido o condomínio né!
      Acho válido vc estar sempre presente cobrando, mas eu não entraria com nada judicial, como comentei com vc antes, esse povo é vingativo, capaz de darem um jeito de te postergar mais ainda.
      Ahh se vc tem o financiamento no seu banco tanto melhor, é que cada um tb tem suas particularidades, quantos anos de financiamento, qual percentual financiam, precisa de fato avaliar o que é melhor pra vc, mas fico feliz que já esteja assim bem encaminhada.
      Estamos no mesmo barco então, alguma coisa tem que acontecer, pq o limite está próximo.. tb pensei muitas vezes que se demorasse mais ia largar mão disso e comprar pronto... mas se Deus quiser, durante 2014 vamos compartilhar muitas fotos das nossas obras!
      Eu não conheco a Construserra.. vc tem boas referencias?
      O pessoal descaradamente cobra pelo local e tanto vc como eu nesse caso vamos pagar pela localidade né.. ao menos sabemos que a valorização do nosso imóvel vai se dar em igual proporção.
      Se vc tem um orçamento de 2000/m2 acho que está muito bem servida, é um orçamento bastante generoso, tenho certeza que dá pra fazer uma casa espetacular!
      Nós vamos começar com menos, minha prioridade é fazer tudo que eu puder para me mudar o mais rápido possível, ainda que me mude sem tudo pronto.. como não vou financiar a obra e só vou usar cartões, nao dependerei de burocracias para liberar o imóvel para habitar, isso tb pesou muito na minha decisão!
      beijos e boa sorte pra nós!

      Excluir
  14. Que bom que no final deu tudo certo. Realmente existe muita burocracia na caixa e acaba demorando, levei quase um ano para assinar o financiamento do meu apê.
    Boa sorte,
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      É uma burrocracia desnecessária, que não beneficia ninguém! Espero que algum dia otimizem esses processos na Caixa, eles tem de fato os melhores juros!
      beijos

      Excluir
  15. oi, construcard eh minha opcao tbm, so to levantando uma grana boa antes para imprevistos e mao de obra, so uma duvida os materiais de construcao, podem ser comprados apenas em lojas credenciadas né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo

      O construcard da Caixa só pode ser usado em estabelecimentos credenciados sim, mas hoje em dia essa lista é grande. Até concreto usinado vc consegue comprar com ele...

      Excluir
    2. entendi, no seu construcard vc deu entrada?

      Excluir
    3. Rodrigo
      Não damos entrada no construcard, mas foi exigido seguro de vida, como comentei com a Maria Fernanda, algo ilegal, mas eles deixam bem claro que se vc não aceitar, a chance de recusarem é grande, então forçam a gente a fazer.
      O valor que nos cobraram foi de 4700 reais para pagamento à vista.
      Depois vc tem 6 meses para usar o saldo do cartão.
      Mensalmente vc paga os juros sobre as compras que fizer.
      Por exemplo, se no primeiro mês vc gastar 10 mil, no próximo mês vc já começa a pagar os juros referente aos 10mil.
      30 dias depois dos 6 meses terminarem, vc passa a pagar o montante total acordado em contrato.

      Excluir
    4. a ta entendi, Janeirão to eu correndo atraz disso, obrigado pelos esclarecimentos.

      Excluir
  16. Eu achei um pouco salgadinho o preço por não ter o emboço incluso tendo em vista que ai ele cobrará por metro quadrado, e que conforme o projeto da sua casa serão muitos metros quadrados, mas se vc tem confiança e acha que vale a pena tem que fechar o pacote. Quanto a financiamento, eu tambem acho um absurdo as frescuras que esses bancos tem afinal eles ja exploram a gente nos juros e ainda ficam fazendo mil e uma coisa pra emprestar o dinheiro. Eu na época fiz o construcard e me endividei ate o talo em cartoes particulares, mas sei que valeu a pena hj tenho minha casa e as dividas ja estão pagas e se nao tivesse feito isso estaria ate hj pagando aluguel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gloria!
      Eu achei o preço extremamente salgado, mas como comentei com a Edna, meu consolo é que isso vai refletir no preço do imóvel.
      O reboco interno saiu da lista dos empreiteiros pq hoje é moda 'rebocar de gesso' e esse é um servico feito por empresas especializadas.
      Discuti isso sábado com os arquitetos, que o pessoal se aproveita da modinha pra tirar vantagem e excluem um servico que deveria fazer parte do pacote.
      Caso optasse por rebocar com massa mesmo, o valor extra sairia em torno de 5mil.
      Tb acho que vamos nos endividar bem, tenho até receio de quanto.. mas sem duvida sera necessario e valerá a pena
      Beijos

      Excluir
  17. Ana Júlia, tb estou construindo, recém no início. Então, financiamentos me interessam...kkkk.... Queria saber o prazo do construcard, da Caixa. Qual o prazo máximo do financiamento?? ´Porque tb estou relutando muito em encarar um financiamento para construção da Caixa em razão da burocracia que envolve, como já vi mtas blogueiras falarem. Desestimula qualquer um...Obrigada, Maria Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda!
      O prazo máximo é de 8 anos. Como disse o valor máximo é de 180mil que vc pode contratar em 96 meses, depois nas lojas vc paga a vista.
      No entanto, para pedir entre 30 e 180 mil, vc precisa ser correntista da Caixa e movimentar a conta por 6 meses, além disso, eles nos cobraram um seguro de vida a ser pago a vista na liberaçao do cartão.
      Se tiver mais duvidas, fique a vontade em preguntar.
      beijos

      Excluir
    2. Pois é.. sou correntista da Caixa há anos, mas a conta não tem sido movimentada pq recebo pelo Banrisul, aqui no RS. Qto ao seguro, já ouvi falar, e essa prática é absurda!! Não podiam fazer isso de jeito nenhum, mas sei que todo mundo acaba se sujeitando pra obter o financiamento. Vou me informar, então. Obrigadão. Beijos.

      Excluir
    3. Oi Maria Fernanda
      Então, nesse caso, não sei como seria, se apenas te pediriam os comprovantes de renda por conta da falta de movimentação.
      O seguro é completamente ilegal, é uma venda casada forçada, no contrato do construcard não tem menção nenhuma disso.
      A revolta é grande, ainda mais pelo valor, nos cobraram 4700 reais de seguro, com pgto à vista ainda.
      Boa sorte por ai! Beijo

      Excluir
  18. Oi Ana! Ficou super feliz com a noticia!!! Já estava sentindo sua falta por aqui, você andava sumida! Minha irmã vai começar a construir esse mês também e ela vai pagar 55.000 pela mão de obra, a casa vai ter dois pisos e uns 200 metros (isso sem fazer a escada e colocar o revestimento). Não sei se é por ser outro estado que o preço varia bastante. E quanto ao financiamento é um investimento para toda sua vida que com toda certeza vale apena sim! Nos mantenha informadas!!! Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Obrigada pela visita e pelo apoio!
      Sem dúvida a região faz toda diferença.. aliás, dentro de uma mesma cidade dependendo do bairro já faz diferença no preço.. o povo acha que vc vai morar num lugar melhor ou pior e vai pagar mais ou menos, descaradamente assim.
      Beijos

      Excluir
  19. A gente usou o construcard, mas não todo o valor disponível pq marido não queria mais dívidas. A ansiedade atrapalha em tudo né, q bom q surgiu essa amiga pra tirar suas dúvidas...e que bom q vc compatilhou conosco. Fico feliz de poder acompanhar sua trajetória Ana. To na torcida pra que tudo saia conforme planejado! Foi dada a largada! Tudibom! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      De fato quanto menos dinheiro emprestado melhor, mas no meu caso, vou precisar de bastante, pq o projeto é bem grande, foi uma decisão de vida mesmo, a muito longo prazo.. então planejo e espero que valha muito à pena!
      beijos e obrigada

      Excluir
  20. Oi Aninha, que noticia boa hein!!
    Enfim o sonho vai começar a se realizar!!
    Tudo tem que ser pensado muito bem mesmo... antes de decidir comprar nosso terreno marido e eu primeiro ficamos 4 anos planejando tudo, só guardando economias e só depois que vimos que daria para embarcar nessa de construção que resolvemos comprar o terreno, demos um bom valor de entrada que era a metade das nossas economias e financiamos o restante do valor do terreno e assim sobrou mais um bom dinheiro para arcar com as despesas da construção, nós fomos comprando tudo a vista, sem financiamento, e quando as economias acabaram mudamos assim mesmo, preferimos não entrar em nenhum financiamento (só o terreno) e estamos terminando as obras tudo aos poucos conforme nosso orçamento, até pensamos em fazer o construcard para terminar a obra logo, mais pensando bem acho que não vamos fazer não, pois agora temos o objetivo do carro, talvez precisaremos financiar uma parte do valor, então preferimos fazer assim mesmo tudo devagar conforme nosso bolso, pelo menos por enquanto até quitar o "futuro" carro e o terreno que não falta muito...

    Estou muito feliz mesmo por vc, lembra quando vc pensava em desistir, se tivesse desistido não estaria curtindo essa felicidade agora, não é nada fácil construir mas no final tudo é gratificante, poder ver nossa casa, nosso sonho realizado é tudo de bom!! Deus te abençoe sempre!!!

    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      É por ai mesmo, precisamos avaliar nossas contas e ver as melhores opções. Sem dúvida fazer como vcs exclusivamente com dinheiro, dá mais segurança financeira depois, em contrapartida, demora um tiquinho mais. Tudo tem seus prós e contras, mas fico feliz que vcs tenham encontrado a medida certa pra vcs.
      No meu caso, dado o tamanho do projeto, só se eu ficasse umas décadas juntando pra poder fazer tudinho tudinho com dinheiro :)
      O plano é audacioso, mas é a beeeem longo prazo
      Obrigada pelo apoio de sempre!
      Beijos

      Excluir
  21. O importante é começar, depois só vai, vai dar tudo muito certo e os sonhos de vcs vão virar realidade bem rapidinho, parabéns por mais esses avanços na construção do lar doce lar!

    http://caseiquerocasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri!
      Fato, pra mim, o importante é começar, depois a gente faz acontecer!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  22. Oi Ana fico feliz por vc finalmente começar a construir,eu acompanhei toda a sua história aqui no blog,por isso eu fico muito feliz com a sua conquista.Tenha em mente que quem não tem dívida não anda pra frente,desde é claro que a gente faça com consciência .Nao sabia que o construcard não precissava de comprovação de renda,vou dar uma olhadi nha aqui na caixa a onde eu moro.Eu to construído aos poucos,a minha vai ter 200 m é um sobrado,só quero pegar empréstimo pra terminar.um beijo querida e toda sorte nessa gostosa empreitada de construir.Bom eu acho bem gostoso,quanto eu chego na obra e vejo as paredes levantadas ,esperando a laje eu fico pensado ,se eu não tivesse metido as caras e não tivesse dívida no cartão não teria conseguido.
    Um beijo querida e já estou ansiosa pelo seu primeiro pôster

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!
      Muito obrigada por acompanhar a minha saga e vc tem razão, é muito gostoso, apesar das dificuldades, que ainda só estão no começo, eu sei!
      O construcard é infinitamente menos burocrático, mas tem a contrapartida dos juros e do valor ser menor em relação à financiar a obra, mas o importante é ajustar às necessidades.. se vc esta construindo aos poucos, tenho certeza de que o cartão pode te ajudar no final, nos acabamentos ou mesmo planejados :)
      beijos

      Excluir
  23. Oi Ana!
    Que ótimo que deu tudo certo!!!
    A sua mão de obra ficou com um ótimo valor!
    Agora prepara o coraçãozinho para fortes emoções... porque obra tem altos e baixos e no final tudo fica bem!!!
    Curiosa para ver o andamento dessa casa que será maravilhosa! :D
    Sucesso...
    Esse é meu novo blog que será privado http://sonhadadecor.blogspot.com.br/
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      Obrigada!
      Achei a mão de obra um pouco salgada, mas ao menos fechei com alguém cujas obras eu conheci e gostei muito!
      Vou visitar seu novo blog jáaa!
      Beijos

      Excluir
  24. Respostas
    1. Oi Mi!
      Começou sim!
      Só que é tudo muito devagar nesses primeiros dias ...
      Fim de semana postarei o andamento :)
      Beijos

      Excluir
  25. Olá Ana, acompanho sempre seu blog, seus palpites de ambiente são muito bons.
    Que bom que vc vai começar nesse mês sua obra, será uma correria muito prazerosa. O valor de sua Mão Obra está na média, varandas e outras áreas não entram mesmo.

    Eu fiz da mesma forma que você fez, optei pela compra do lote sem envolver financiamento, nos apertamos de todas as formas e conseguimos quitar sem alienação bancária.

    No primeiro mês fizemos o Construcard também, fiquei surpreso com a velocidade da aprovação, como você disse, não é necessário garantia, apenas capacidade de pagamento.

    Depois de tudo que passei com a minha obra, posso lhe afirmar que vc fez certo em conseguir não envolver a CAIXA na construção da tua casa. Eu até conseguiria construir a médio prazo, meus orçamentos permitiam isso, porem, resolvi fazer pela Caixa e isso só gerou stress dores de cabeça e 'processos'.

    Fica a dica: Se você pode construir, mesmo que num prazo maior, sem o auxilio de financiamento bancário, faça isso!

    Boa sorte na sua empreitada e sucesso!

    Geraldo
    http://nossacasa2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geraldo!
      Poxa, se vc que é o guru do financiamento da Caixa diz isso, eu fico muitíssimo mais aliviada.
      Apesar de já ter optado encarar só com cartão e dinheiro, vai e vem eu fico me questionando se não deveria ter empenhado mais esforços em esperar a Caixa, mas pelo que eu me conheço e pelo seu testemunho, espero ter feito a coisa certa.
      Muito obrigada!

      Excluir
  26. Muito feliz com essa notícia, finalmente vc vai poder ver o "crescimento"do seu sonho...
    Boa sorte!

    Bjos

    Cris - A Dona da Casa

    ResponderExcluir
  27. poxa... e agora? a ansiedade diminuiu ou só aumentou?
    quero ver a evolução dessa obra, hein?
    beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só aumenta Fran :-)
      Mas eu estou mais sossegada um pouco
      Beijos

      Excluir
  28. Passando para te desejar um ótimo final de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Ana Julia

    Vim te pedir uma informação
    Você comentou que irá alugar um container p/ guardar material...nós tb andamos pensando nisso. Você tem o contato desta empresa para me passar?
    Quanto a betoneira, vimos na Leroy que o valor de aluguel que pagaremos é o preço de compra. Portanto talvez compremos e depois da obra pronta, vendemos e recuperamos uma parte do valor.
    Sobre os custos da construtora, vamos sentar e pedir revisão de TUDO. Inclusive este nosso conhecido pediu p/ colocarmos em contrato que teremos a livre escolha de fornecedores, portanto os preços deles vão cair muito, pois já começamos a pesquisar custos dos materiais.
    Quanto a abrir mão da construtora, isso está fora de cogitação, pois infelizmente sabemos quanta gente desonesta e sem profissionalismo existe nesta área. Sem contar que por ser uma construtora bem conceituada no mercado, não vão querer se sujar por uma obra, sem contar que eles estão muito afim de construir minha casa e abrir as portas p/ eles lá no Swiss Park, portanto a nossa casa será um cartão de visitas, tem tb a questão de que eles são obrigados a nos dar 5 anos de garantia da obra. Acho este ponto muito importante.
    É aquela coisa, né Ana, tudo tem seu preço.
    Acho que nós estamos tão próximas(cidade) que podemos trocar muitas informações e ir nos ajudando.
    No que eu puder te ajudar, conte comigo.
    Bj e bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      A loja é a Calhas Vicentim (3876-4886), é em Vinhedo mesmo, mas como vc está super perto, deve dar uns 10min de estrada até o Swiss Park né... talvez nem tenha custo de frete, mas dá uma olhada lá com eles, peça pra falar com o Anderson.
      A betoneira vamos cotar melhor, vou procurar mais lojas, inclusive ver se achamos usada pra vender, qdo resolver, eu conto aqui.
      Com certeza cada opção tem sua vantagem e desvantagem, mas eu achei tão abusivo o valor que te cobraram pelo barracão que eu já imagino o resto.
      Vc não está contratando apenas mão de obra deles? Ou está contratando pacote fechado? Porque se eles estão te vendendo o m2 pronto, incluindo material, não sei se vão querer deixar vc comprar material onde quiser?
      Nós conseguimos um contato pra comprar aço por exemplo direto da Gerdau (o representante fica em Jundiaí, se quiser te passo.. como tem pedágio até Campinas, talvez tenha algum frete) e os blocos gostei muito do preço da Big Lajes, fica numa rua paralela da Lix da Cunha, super pertinho pra vc!
      Qq coisa que precisar, me manda um email (anajdonadon@yahoo.com).
      Beijos, bom fds!

      Excluir
  30. Oie Ana Julia!!!!
    Detalhes que só a experiencia nos ensina...mas é assim mesmo, no final tudo vale a pena!!!!!!
    Passando pra te desejar um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo pra vc e sua familia com mta saude, paz e felicidade!!!!!! Que 2014 seja um excelente ano, principalmente com sua obra! Felicidades e Boas FESTAS!
    Beijos,
    Grazi
    www.decorsalteado.com

    ResponderExcluir
  31. Ana,
    Qual o prazo de conclusão da obra?!
    Pode me passar o contato do seu empreiteiro? =)

    Estou com terreno em Paulinia aguardando aprovaçao da Prefe.
    Obrigada,
    beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Katu
    O prazo é de 12 meses.
    O meu empreiteiro só trabalha em conjunto com o escritório onde fiz o projeto arquitetônico :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá...adoramos seu blog!Quando tiver um tempo de uma passada no meu.

    Tenho bastante dicas de como financiar construções usando recurso da Caixa.

    Abraço!

    http://nossacasa2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir