terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Impermeabilização e água da chuva

Olá Meninas (os)

Enquanto os planos da piscina estão rolando, queria compartilhar outra coisa com vocês.

Estou passando uma das, senão a maior, dor de cabeça da minha vida por conta da bendita chuva que tanto pediram que viesse e que quando vem, me tira o sono.

Esse post vai pra aqueles que ainda estão fazendo projeto ou no começo da construção.

PERGUNTEM, DUVIDEM, PESQUISEM TUDOOOOOOOOOO relacionado à chuva e como ela pode entrar na sua casa.

Cada canto que existir na sua casa, olhe pra ele e se questione se há algum meio da chuva entrar ali... dai vai lá e pergunta pro seu empreiteiro o que ele está fazendo pra impedir isso.

E olha ... mesmo que vocês fizerem tudo, ainda assim a chance de ter algum problema com água é grande.

Hoje a minha casa está assim...



O pessoal que fez a casa está aqui ajudando e tentando descobrir um jeito de barrar a água que está entrando por baixo da terra na minha sala.

Um belo dia cheguei em casa e a minha sala estava cheiaaaa de água suja de terra... então o jeito agora está sendo raspar toda a base da parede, impermeabilizar (algo parecido com o que fazem em piscina) e vão colocar também uma manta.

Então, principalmente se a sua casa fica num declive, pense muito nisso! E olha que o declive do meu terreno nem é tão grande mas mesmo assim está dando dor de cabeça, depois de 1 ano morando na casa hein!!!

Falei sobre como a água entra na sua casa.. aguardem que eu vou falar sobre como ela sai da sua casa, aqui sim as coisas ficam feias.

Beijos!!!

54 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. OI Ana, tudo bem!!!!
    Nossa mulher, te entendo completamente!!!! pq em toda minha obra, eu não tive problema nenhum com o construtor ou alguma coisa mal feita, deu tudo certo!!!! agora, quando começou as chuvas de balde, minha nossa, quase morri tb. Meu caso foi que minha casa divide com o murro do condomínio, onde o caimento vinha pra minha casa....infiltrando agua....descobri pq um dia cheguei em casa e tinha uma bolha na parede. Não foi uma arrumação rápida não, pq tiveram que abrir a parede interna também (uns 20cm), passar mais impermeabilizante na parede,secar, para depois rebocar, passar massa e pintar novamente. Do lado de fora do murro do condomínio, tiramos com uma retro escavadeira toda a terra colada ao murro e colocamos pedra para drenar a água que escorria pelo murro. Também troquei a calha que estava dividindo o murro e a casa pois estava muito mal feita. RESOLVEU O PROBLEMA, graças a Deus!!!!!! ainda meu que nessa época eu não tinha móvel na sala.
    Também tive em uma das calhas do telhado, que não estava com bom acabamento, fazendo entrar e acumular água do sótão............que quase chegou a pegar o buraco da entrada de luz e cair no gesso. Ficamos um bom tempo, toda vez que chuvia, subia no no sótão pra ver se tinha acumulado água. RESUMINDO, meu problema foi quase todo a base das calhas mesmo. E olha, de duas colegas minhas que construíram, as duas tiveram muito problema com aguá, uma delas teve uma cascata na sala de janta da casa dela. Realmente, percebi que problema de água é muito comum nas casas.
    Hoje, meu único problema não resolvido, é minha porta de entrada, como ela é muito exposta ao tempo, quando vem chuva forte de frente, entra muuuuuuiiiita água por baixo e friso lateral, que já molhou meu rodapé alguns vezes e daqui um tempo terei que trocar. Mas aquela sensação de quando começa a chover muito, entrarmos em pânico, pelo menos passou. Logo vai ajeitar a sua também.
    Bjos querida
    http://desejoumacasa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Grazi, quanta gente me entende!!!! Pelo menos não estou nessa sozinha.
      fico feliz que tenha sido resolvido por ai, estou na esperança que por aqui tb viu.
      Obrigada e um beijo!

      Excluir
  3. Dá para construir um dreno do lado de fora, junto ao baldrame. Sozinho já faz uma diferença imensa, se bem instalado. Junto as com as outras providências que vcs estão tomando, deve ser uma boa solução. Faz bagunça, mas não é caro. E a vantagem é que realmente ataca o problema na raiz: ele vai evitar que a água da chuva entre no perímetro da sua casa E conduzir a água para a rede de água pluvial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora
      Eu realmente optei por não abrir nada na frente da casa, apenas fizemos um grande ralo no caminho da água, por enquanto o tratamento na parede está funcionando, vamos ver.
      Obrigada!

      Excluir
  4. Oi Ana, sei muito bem o que vc esta passando! Ja perdi as contas de quantas vezes entrou agua aqui em casa,por causa de infiltrações, os móveis então....ja perdi vários ,por esta razão não descuidamos lá na obra, meu marido fez questão dele mesmo fazer a drenagem do terreno , foram dias de trabalho pesado , mas hoje vejo que valeu a pena o esforço , mas obra e assim por mais que vc cuide sempre tem um problema aqui outro ali, e se tratando de chuva é complicado as vezes a quantidade é tanta que não tem pra onde escoar e acaba se infiltrando para algum lugar .Vou ficar torcendo para que seu problema seja resolvido , bjos querida . http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, estive lendo seu post sobre seus banheiros, e vi que você usou nos nichos e bancadas o mármore travertino, depois deste tempo de uso,não ouve manchas?pergunto porque estamos pensando em comprar para nossos também, mas tenho medo que manche com o tempo por ser mais poroso.Se poder me ajudar agradeço bjos

      Excluir
    2. Aproveitando o gancho da Lucia,
      Ana a sua escada também é de travertino né? Estamos pensando em colocar na nossa escada também, mas mês passado visitamos uma casa do nosso empreiteiro e a escada era de travertino, só que vendo de perto tinha tipo umas lasquinhas de batida (me pareceu meio fragil)
      Como estão as suas pedras de travertino Ana?
      Boa sorte na casa,
      que os problemas de infiltração acabem!

      Excluir
    3. Lucia e Guilherme
      Todas as minhas peças de travertino estão bem conservadas, pelo menos até agora. Beijos e obrigada.

      Excluir
  5. Olá Ana!

    Estou construindo e super preocupa com o fantasma da infiltração rsrs,vejo tantas casas novas com esses problemas...Frustante né?

    Flor,espero que tudo se resolva ai na sua casa e que não tenha mais problemas,com as temidas chuvas!
    Vou ficar a espera do próximo post...Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly

      Acho que o povo se uniu tanto pra pedir chuva que deu no que deu, caiu o céu né!
      Agora ta resolvido, um beijo

      Excluir
  6. Ai Ana, dá dor no coração, preocupação, sujeira, bagunça, gasto e medo ... mas pense positivo que conseguirá resolver. Obrigada pela dica, pois já me preocupava e tinha resolvido colocar manta para vedação em toda estrutura, agora ficarei muito mais atenta com suas dicas. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia.. era essa intenção mesmo, tentar ajudar quem ainda pode prevenir, espero que vc se dê melhor que eu nessa, um beijo!

      Excluir
  7. Oi Ana!!

    Que saudades,quanto tempo??

    Infelizmente depois deste
    tempo todo,nos deparamos com este post! :(

    Dá uma dó,de ver isso néh, parecesse que revivemos todo aquele stress de obra novamente....

    Aqui em casa,também é isso viu,(não teria como ser diferente,depois de tanta gente amadora que passou por aqui..)se colocasse em posts,daria muitos....
    Toda vez que chove, nosso pergolado vaza agua,as vezes mais e as vezes menos,já tentamos de várias formas resolver,e nada...
    As calhas também,foram super mal feitas,e tivemos que refazer tudo novamente....ai resolveu a questão da infiltração nas paredes,já a do pergolado,já vieram arrumar,mas nada adiantou...

    E essa semana,chamamos uma outra equipe,pra refazer um bom pedaço de pvs que se 'desmanchou' pois nem se quer instalaram cordão na época,fizeram apenas uma camada de cimento,imitando 'um cordão' e advinha?? claro que não iria aguentar.....aff

    É muito revoltante,tem que pagar 2vzs as mesmas coisas.....

    Mas espero que tudo se resolva logo por ai Ana!!

    Super beijo,Fe!
    http://contruindo-minha-casa-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Fe! Quanta coisa!!!!! Vai trocando de equipe, tentando estratégias diferentes, uma hora vai!
      Olha, depois eu falo que não construo nunca maaaaaais e tem gente que não entende.
      Um beijão!

      Excluir
  8. Ana, parece que você tá contando a minha historia ai...parei de atualizar o blog tamanho os meus problemas e o principal deles foi a agua....Choro só de pensar em tudo que passei desde outubro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Cintya, não fazia ideia que estava passando tantos problemas.. que pena, espero que esteja conseguindo resolver na medida do possivel, um beijo!

      Excluir
  9. Oi Ana,
    Q dor de cabeça menina.
    Aqui em casa a água entra pela quina da esquadria de alumínio, a empresa q instalou já veio "arrumar", 3 vezes, mas quem disse q a água para de entrar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise
      Nossa nem fala.. manda o povo tacar silicone ai..so Deus na causa!
      Beijos!!

      Excluir
  10. Ana, que dó de saber que está passando por isso, olha tenho tanto medo dessas chuvas que quando começa corro lá na casa para saber se está tudo bem, se está entrando água por algum lugar porque água é bicho feio a gente faz tudo que pode para impermeabilizar mas ela sempre dá o ar.... Mais tem jeito para tudo nessa vida então força aí que logo passa esse quebra quebra.
    Bjs
    http://casanoondas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita chuva neh amiga.. nossa senhora, o bairro onde fica meu condominio chama-se Cachoeira, descobri que não é a toa hahaha
      Beijos!!

      Excluir
  11. Ana

    Que saudades dos seus posts, mas este em especial cortou meu coração. Eu tenho pânico e pavor de infiltrações e inundações, então imagina o medo que estou de ter este problema no futuro lá em casa.
    Vou ficar no pé, pois isso certamente me estressaria muito.
    Fica firme ai que já já isso estará resolvido e milhões de obrigado por dividir conosco e ajudar quem ainda está na fase da construção.
    Um grande beijos
    Karina

    http://vinhedo-umaconstrucaofundadanafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Comentei pensando em vcs mesmo, pra que possam ter tempo de se prevenir um pouco mais, pq é dose viu amiga, um beijao!

      Excluir
  12. boa noite ! estou passando pelo mesmo problema. meu terreno tem um grande declive e a casa foi construída sobre rochas. o quarto do meu filho que é o mais baixo da casa está completamente alagado.. boa sorte p nós !

    ResponderExcluir
  13. oi Ana que dó que sinto, essa tua casa tão linda, mas graças ao teu depoimento vou fazer o maximo para não passar pelo mesmo problema pois a minha casa foi feita na divisa, e agora me vizinho inicio a casa dele, ela vai aterrar cerca de 1 metro e essa terra vai subir na minha parede mas ele vai fazer um muro para conter essa terra , mas independente disso vou tratar a parede com tudo que tenho direito e vou fazer um dreno tomara que nunca eu tenha prolbema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Angela! Faz impermeabilizar, colocar manta, tudo que tiver direito!
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Ana!
    Que aperto no coração ver sua casa assim. Imagino seu desespero. Taí algo que nunca me preocupei e dei importância...

    Pras vizinhas que tem problema com água entrando por baixo da porta de entrada... Aqui meu hall de entrada externo é pequeno, então a água entra, mas instalamos um veda-porta automático (que veda quando você fecha a porta), e ele barra bem a água! Pra nós foi ótimo, porque temos laminado na casa toda, então se entrasse água iria inchar nas extremidades.

    Enfim... Fico aqui na torcida pra que consigam resolver esse problema logo.
    Beijos

    http://meucafofopitoresco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!
      Boa essa ideia ai hein!
      Na minha porta bate bastante água, mas ao menos na sala meu piso é frio.
      Beijos!!

      Excluir
  15. Oi Ana
    Seu post me fez pensar e repensar na impermeabilização da casa. meu empreiteiro vai impermeabilizar os banheiros e eu ia deixa-lo fazer como ele acha melhor, mas agora vou pesquisar e ver o que é melhor... medoooo

    boa sorte ai
    bjs
    Ana

    http://tijolinho-a-vista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana!
    Nossa!! Que do menina!
    Ainda bem que não tive esse problema, mas rachaduras aparecem em vários lugares, porque a casa fica em declive, aff
    Beijo!

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi! Casa e problemas, duplinha boa, nao tem jeito :)
      Beijos!

      Excluir
  17. Oi Ana! Tudo bem por ai?

    Espero que tudo tenha se resolvido da melhor maneira, pq ninguém merece passar por esse problema!
    Lendo seu post, fiquei super triste, pq a gente passa por tanta coisa, tanto nervoso, e depois ainda tem que se preocupar com infiltrações, vazamentos, coisas desse tipo, mas tudo se ajeita né.

    Eu estou com esse fantasma no meu pé, comprei até agora uns 4 (ou 5) galões daquele neutrol e do vedacit, e confiei (desconfiando) no serviço do empreiteiro, pq não pude acompanhar pra ver se ele usou de fato, todo esse produto na minha casa (o neutrol é preto e eu não vi tanta coisa pintada de preto!).

    Estou morrendo de medo de ter problemas, minha casa sendo num declive... Estava pensando em conversar com ele, e agora chega de pensar, lendo o seu post e os comentários, vou falar com ele amanhã mesmo, sobre isso e outras coisas que estão me chateando demais!

    Depois conta como estão as coisas por ai!

    Beijos e fica com Deus

    Ju Monteiro - MCNB
    www.minhacasanobarranco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju
      é.. casa em declive é pior ainda.. aperta o povo ai!
      beijos!!

      Excluir
  18. Como está indo sua obra de reparos? Não me conformo com essa foto que vc postou! Que dó!
    Espero que tudo esteja caminhando para resolver o problema de uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora.. duas semanas depois, estava tudo pronto e resolvido :)
      Beijos e obrigada.

      Excluir
  19. Olá, Ana!

    É chocante, triste e revoltante toda a situação que vc está passando...
    Desde o princípio da minha obra tenho me preocupado muito com infiltrações. Isso por causa dos traumas que vivo na casa que resido atualmente. No entanto, por mais que eu compre produtos e cobre meu empreiteiro, ele sempre diz que "casa sempre dá problema mesmo, precisa de manutenções constantes". Não me conformo! É claro que muitos problemas dá pra prevenir... Depois de ver o que vc está passando, fiquei com o coração apertado, acho que se minha obra tivesse começando hoje investiria ainda mais em impermeabilização... Agora é tarde! Só me resta torcer pelo melhor... Boa sorte!

    Carine Aguiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carine, é a triste verdade, casa dá trabalho meeeesmo, claro, dá pra tentar minimizar neh.
      Beijos

      Excluir
  20. Pessoal a Electrolux tem um programa que se chama quem indica amigo é ele é um site onde quem tiver interesse em adquirir produtos com preços direito Da fábrica podem estar acessando através de uma senha quem tiver interesse me mande um e mail senhasquemindica@gmai.com

    ResponderExcluir
  21. ola ana
    sua casa é linda demais. Mais é assim mesmo casa da muito mais
    trabalho e despesa né. Vou começar a minha obra agora e mesmo sabendo
    do tempo, voce tem uma ideia de quanto voce gastou com a sua desde mao de obra
    ate o material, voce tem essa ideia, a minha tem 350m2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia
      Gastei perto de 1900 por m2 construido
      Eu te recomendo a colocar 20% a mais nisso, visto que eu construi em 2014 e agora com 2 anos de inflação... já viu (no seu caso pra 350m, pelo menos 800 mil).
      Beijos

      Excluir
  22. Oi Ana
    Puxa vida, heim amiga
    Fiquei algumas semanas off e volto com esta triste noticia...
    Espero que tudo já esteja normalizado por aí e que não tenha mais surpresas deste tipo em sua casa.
    Sobre a piscina, vc já decidiu?
    Obrigada pela informação sobre as arendelas, viu
    Bjs e volta p/ nos contar que tudo já está ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Tá tudo certo agora, já resolvi a piscina sim, em breve, novidades, beijos!
      Espero que já tenha mudado!

      Excluir
  23. Oi, e sua casa? conseguiu arrumar? tão linda! Preciso tirar algumas duvidas com vc a respeito da lareira, quando possível entre em contato comigo, meu email : trovilhoerika@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika! Arrumamos sim e com toda essa chuva absurda não entrou mais água não, graças a Deus.
      Escreva-me no anajdonadon@yahoo.com

      Excluir
  24. Oi, também estou construindo em Vinhedo. Vi sua dica de rodapé e gostaria de tirar uma dúvida. Poderia me escrever? katia.metzler@siemens.com

    Obrigada, Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia
      Escreva-me no anajdonadon@yahoo.com
      Sobre o rodapé, continuo recomendando, inclusive com esse problema da infiltração, se o rodapé fosse de outro tipo, certamente eu o teria perdido.
      No meu caso, tiramos o rodapé, consertamos a parede e reinstalamos o mesmo rodapé.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Ana. Quais as ações que você tomou para que não infiltre mais água? E quando você estava construindo quais produtos você usou? Aqui na nossa casa estamos usando impersika na argamassa que revestira/assentará o baldrame e depois passaremos várias demaos de sikatop. E depois impermeabilizar as 5 primeira fiadas da alvenaria. Será que deveríamos Fazer mais alguma coisa?
    Até mais, obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Oi Ana tudo bem?! Sei o sufoco q que vc passou e ainda estou na luta. Meu Natal foi puxando agua da minha casa, isso porque fazia somente 2 meses que estavávamos lá, levamos o maior susto. Quais as providencias que vc tomou para sanar o problema?? Estamos esperando a chuva dar uma trégua já que fizemos uma "gambiarra" para aguentar o período das chuvas intensas.

    Maria Helena / Vinhedo

    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Oi Ana, Bom Dia!!
    Gostaria de saber a cor do MDF de sua cozinha que postou. Estou com dúvidas de que cor usar na minha. Gostei muitoooo da sua. Então optei por esta cor, mas não sei o nome deste DMF usado. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  29. que show, amei ,parabéns

    ResponderExcluir